O ano de 2020 registrou diversos crimes que abalaram os moradores do município de Codó, no interior do Maranhão. O Blog do Marco Silva listou notícias sobre estes casos publicadas entre janeiro e dezembro deste ano, em ordem cronológica, que chamaram a atenção dos leitores.

Veja abaixo:

01 – Lauro Pontes é baleado na porta de casa em Codó

Um homem identificado como Lauro Pontes foi baleado no final da manhã do dia 26 de novembro, na porta de sua residência, localizada na rua Cônego Mendonça, no Centro de Codó.

Lauro Pontes

De acordo com testemunhas, Lauro Pontes estacionou seu carro em frente sua casa, desceu do veículo e quando estava tentando entrar na residência foi surpreendido por um homem armado, que disparou três vezes e fugiu rapidamente em direção a passarela. Ele morreu após ser levado para o hospital da cidade.

02 – Sequestradores morrem após serem baleados em confronto com policiais militares

A Polícia Militar do Maranhão confirmou a morte de dois suspeitos de sequestrarem a família do gerente do Banco do Brasil em Codó, na manhã do dia 17 de novembro. Eles trocaram tiros com policiais militares e acabaram sendo baleados. Os criminosos estavam escondidos em uma região de matagal a cerca de 15 km do posto da PRF, localizado na BR-316, no município de Caxias (MA).

Fontes do Blog do Marco Silva informaram que os dois criminosos seriam naturais do estado do Ceará. Os sequestradores haviam sido socorridos pelos próprios policiais militares e levados para um hospital de Caxias. Nenhum policial foi baleado durante a operação, que contou também com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PMMA.

03 – Jovem codoense e amigo são executados a tiros dentro de carro em Teresina

Dois jovens foram executados a tiros na tarde do dia 25 de setembro, dentro de um veículo modelo Chevrolet Onix, de placa QQQ9C28, na avenida Lima Rebelo, próximo ao Teresina Shopping, no bairro Noivos, zona Leste da capital. O Blog do Marco Silva apurou que uma das vítimas é Italo Cardoso Lima, de 27 anos, morador da Avenida Dr. José Anselmo, em Codó (MA). Ele é quem estava dirigindo o próprio carro no momento do crime. 

Italo Cardoso foi executado dentro do próprio carro (foto: divulgação)

Segundo informações preliminares, os jovens estavam dentro do veículo estacionado em frente a um salão de beleza, quando foram atingidos pelos disparos de arma de fogo efetuados por ocupantes de um veículo modelo Sandero que passaram pelo local.

04 – Homem é morto com dois tiros na cabeça em Codó

Um homem de 36 anos foi morto a tiros no início da tarde do dia 15 de janeiro, no final da rua Carlos Palhano, próximo ao morro do chocolate, no bairro Nova Jerusalém, em Codó, interior do Maranhão. A vítima foi identificada como Gersenilson Gonçalves Nogueira.

De acordo com informações de uma testemunha, o homem foi morto com dois tiros na cabeça e um no braço direito. Ele ainda teria sido atingido com um golpe de facão nas costas. Populares não souberam informar o motivo e o nome do suspeito de cometer o crime.

05 – Homem é morto a tiros e outro fica gravemente ferido em Codó

Um homem de 39 anos foi morto a tiros e outro, de 24, ficou gravemente ferido após uma discussão em um evento esportivo na zona rural de Codó, no interior do Maranhão. O caso foi registrado no dia 12 de janeiro no povoado Nova Luta.

Finonimo Pereira de Carvalho

De acordo com informações de testemunhas, Finonimo Pereira de Carvalho, que trabalha com fretes, teria sido contratado para levar um time de futebol para participar de um campeonato no local do crime. Por volta das 18h, seu sobrinho se envolveu em uma confusão e acabou sendo agredido. Finonimo teria tentando conversar com o agressor quando foi surpreendido com vários disparos de arma de fogo.

06 – Homem morre após ser baleado na cabeça durante assalto em Codó

Um homem de 29 anos morreu na noite do dia 21 de abril após ser baleado na cabeça durante um assalto em Codó, no interior do Maranhão. o crime ocorreu na rua Walter Zaidan, bairro Santo Antônio, e vitimou Antônio Francisco Alves Morais.

De acordo com informações de testemunhas, Antônio Francisco estava dentro de casa quando dois criminosos em uma moto passaram e viram que ele estava usando um telefone celular. Os bandidos teriam entrado na residência e anunciado o assalto. A vítima supostamente reagiu e foi baleada na cabeça.

07 – Homem de 48 anos é morto com facada no pescoço em bar de Codó

Um homem foi assassinado com um golpe de faca no pescoço em um bar no Conjunto Vereda, em Codó (MA). Itamar da Silva Nogueira, de 48 anos, foi socorrido por pessoas que estavam no local, mas não resistiu ao ferimento.

O crime ocorreu na noite do dia 23 de agosto em um bar localizado na Avenida 01. Itamar estava na frente do bar acompanhado de alguns amigos quando foi surpreendido por um homem que estava na parte de trás do local.

08 – Tiroteio mata criança de 8 anos e deixa homem paraplégico em Codó

Um tiroteio ocorrido na noite do dia 04 de setembro deixou uma criança de 8 anos morta e um homem paraplégico. O crime aconteceu na rua Carlos Palhano, bairro São Sebastião, em Codó, no interior do Maranhão.

De acordo com informações de testemunhas, dois bandidos em um carro de cor branca passaram perseguindo um homem que estava em uma moto Honda Bros. Um deles sacou uma arma e começou a disparar na direção do motociclista, que foi atingido por três tiros nas costas.

09 – Empresário é executado com tiros de escopeta em Codó

O empresário Wesley Cardoso Silva Portela, 34 anos, proprietário do Mercadinho Dallas e restaurante Dallas, foi executado com tiros de escopeta calibre 12, na noite do dia 27 de fevereiro, na rua Dr. Antônio Joaquim Araújo, Conjunto Dallas, em Codó, interior do Maranhão.

De acordo com informações da equipe médica de plantão do Hospital Geral Municipal (HGM), Wesley foi atingido com tiros no rosto e nas costas. Testemunhas relataram que o empresário foi morto por homens que andavam em um carro.

10 – Jovem de 18 anos é perseguida e morta a facadas pelo ex-companheiro em Codó

Uma jovem identificada como Francielma Leite da Silva, de 18 anos, foi assassinada a facadas depois de ser perseguida pelo ex-companheiro em uma motocicleta, na noite do dia 14 de novembro, no cruzamento da rua Rio Grande do Norte com a travessa Rio Grande do Norte, no bairro São Pedro, em Codó (MA).

De acordo com informações apuradas pela repórter Emanuela Carvalho, da TV Cidade, a mulher começou a ser perseguida pelo ex-companheiro na região da Trizidela. Ela estava em um mototáxi e caiu do veículo após ser atingida por várias facadas.