Um homem foi detido sob suspeita de praticar estelionato ao se passar por representante de uma construtora e enganar pessoas que buscavam construir suas residências. A prisão ocorreu em Parnaíba, no Maranhão, mas de acordo com a Polícia Civil, o indivíduo também cometeu crimes em Teresina e em mais três estados: Alagoas, Maranhão e Tocantins.

O suspeito, natural de Alagoas, foi preso após o cumprimento de um mandado expedido pela Justiça na tarde de segunda-feira (25). Ele mantinha um escritório de luxo em um shopping de Teresina.

De acordo com o delegado Ayslan Magalhães, o suspeito enganava clientes ao negociar a construção de casas, solicitando adiantamentos em dinheiro. Após receber os pagamentos e ludibriar as vítimas, ele desaparecia da cidade, deixando os projetos de construção estagnados.

“Ao longo dos anos, ele prejudicou várias pessoas no ramo da construção. Ele prometia construir casas, solicitava adiantamentos e taxas da Caixa Econômica, para então desaparecer com o dinheiro. Ele mudava constantemente de estado para evitar ser encontrado”, explicou o delegado Ayslan.

Além disso, o delegado relatou que houve casos em que o suspeito iniciou as obras, mas fugiu com o dinheiro, impedindo a conclusão dos projetos e causando prejuízos tanto para os clientes quanto para a Caixa Econômica Federal.

Até o momento, 17 vítimas denunciaram o suspeito. No caso mais grave registrado, uma pessoa sofreu um prejuízo de R$ 120 mil.

O indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional e pode responder pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica.