Cerca de 500 codoenses se deslocam diariamente até a cidade de Caxias em busca da formação superior. Cada acadêmico paga mensalmente a quantia de R$ 500,00 pelo ônibus que transporta os estudantes universitários. O custo é considerado alto e se torna ainda maior se forem somados os gastos com alimentação, material de estudo e mensalidade da faculdade.

O impacto no bolso dos estudantes universitários seria menor se o prefeito de Codó tivesse cumprido a promessa de criar o “Cartão Transporte Universitário”. Zé Francisco assumiu o compromisso no início de maio durante evento com a Secretária de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), Tatiana Pereira.

“A partir de junho vocês também terão o cartão de Codó para vocês se deslocarem até Caxias. Essa ajuda vai ser igual do Estado, vai cair na conta de cada universitário”, garantiu na época do prefeito.

Três meses depois da promessa, os estudantes universitários estão se sentindo enganados por Zé Francisco. O benefício prometido pelo prefeito nunca foi disponibilizado e o governo continua inerte com a situação dos alunos.

“Esse prefeito aí é uma vergonha para o povo de Codó, pois não tem nenhuma consideração pela classe dos estudantes universitários, nós fomos enganados por suas falsas promessas (…). A promessa dele não passou de estratégia para diminuir a pressão no governo dele. Estamos tristes e decepcionados com ele”, disse um dos acadêmicos.

O prefeito Zé Francisco não foi localizado para comentar o problema.