A menopausa pode causar uma variedade de indicadores. A maior parte das mulheres apresenta pelo menos alguns destes sintomas da menopausa, que surgem normalmente no final dos quarenta ou nos cinquenta anos, mas podem ocorrer mais cedo ou mais tarde.

Neste blogue, vamos discutir os principais indicadores que podem ser as causas da menopausa. Por isso, continue a ler. 

 

  • Afrontamentos e suores noturnos

De acordo com a Sociedade Norte-Americana da Menopausa (NAMS), 75% das mulheres norte-americanas sofrem de afrontamentos durante a perimenopausa, obrigando quase um quarto delas a procurar tratamento. 

Os afrontamentos são sensações intensas de calor que ocorrem subitamente, geralmente na face e na parte superior do corpo. Também pode ocorrer vermelhidão no rosto e no peito, bem como transpiração excessiva. Algumas mulheres referem um batimento cardíaco acelerado. Quando passa, pode sentir-se relaxada.

Os suores noturnos são semelhantes; acorda encharcada de suor, ao ponto de ter de mudar de roupa e de cama.

 

  • Perda óssea e riscos de osteoporose

Até aos 30 anos de idade, é possível desenvolver mais osso do que aquele que se perde. Após os 35 anos, a perda ultrapassa a criação, resultando numa perda óssea global. Quando ocorre a menopausa, o processo de desmineralização acelera, levando algumas mulheres a desenvolver osteoporose (ossos frágeis e quebradiços).

Se tiver estes problemas, deve pensar num “teste online para saber se estou na menopausa precoce“, na perimenopausa ou na pós-menopausa. Desta forma, pode obter melhores informações sobre o tipo de tratamento que deve ser efectuado para tornar os seus ossos mais saudáveis e mais fortes.

 

  • Metabolismo mais lento e aumento de peso

Durante a menopausa, muitas mulheres experimentam o temido “mesopot” ou “menopausa espalhada”, que provoca o aumento de peso no abdômen. De acordo com a NAMS, as mulheres na menopausa ganham uma média de 1,5 libras por ano.

Dois terços das mulheres com idades compreendidas entre os 40 e os 59 anos e cerca de três quartos das mulheres com mais de 60 anos têm excesso de peso. O excesso de peso aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão, problemas respiratórios, cancro do útero e da mama, bem como intensifica os afrontamentos.

 

  • Secura da pele e outros problemas de pele

Se notar que a sua pele está a ficar seca, frouxa, facilmente irritável e fina, resultando na formação de papadas e hematomas fáceis, não está a sonhar. Pode também ter acne, erupções cutâneas e feridas que cicatrizam muito mais lentamente.

 

  • Secura dos olhos e da boca

As mulheres na menopausa têm frequentemente olhos secos, inchados e irritados, e a boca pode ficar seca e pegajosa. Muitas pessoas acham que já não podem usar lentes de contacto diariamente devido à perda de lubrificação no tecido que cobre o globo ocular. 

A secura da boca pode ser tão extrema que prejudica a saúde dentária. A falta de saliva pode aumentar o risco de cáries, doença periodontal, gengivite e outras condições.

 

  • Dificuldades de memória e de concentração

A sua função cognitiva pode tornar-se anormal. As palavras são mais difíceis de recordar; não se consegue lembrar porque é que entrou numa sala e não faz ideia para onde foram as suas chaves. 

Um estudo da Universidade de Baylor descobriu que as dificuldades com a memória de trabalho, a atenção complicada e o estado de alerta são completamente normais e não são permanentes.

  • Queda de cabelo e unhas fracas

Durante a menopausa, a maioria das mulheres sofre de queda de cabelo, sendo que outras sofrem de queda de cabelo de padrão feminino grave. As unhas dos seus dedos podem tornar-se irregulares, frágeis e fracas.