Nova Iorque, Londres e Paris estão entre os lugares que mais chamam a atenção dos viajantes e, assim, integram a lista de próximos destinos de viagem. Mas para quem gosta de sair do óbvio e se jogar em novas aventuras, há muitos outros lugares que valem a pena uma visita. 

Destinos considerados fora do comum também podem agradar os viajantes e, ainda, reservar experiências diferenciadas a partir do contato com novas culturas, culinária e paisagens de tirar o fôlego. Dubai, Marrocos, Dolomitas, Deserto do Atacama, Torrivieja e Bali são alguns exemplos de locais que podem ajudar a criar memórias inesquecíveis. 

Dubai 

Marcada pela modernidade e quantidade expressiva de arranha-céus, Dubai está localizada no coração dos Emirados Árabes. É um destino não muito comum, mas que costuma agradar os turistas. Ao viajar para o local, é importante estar atento à alta e à baixa temporada, uma vez que impactam diretamente a experiência. 

Durante o período de alta temporada, de dezembro a março, o clima está mais ameno e a cidade fica repleta de turistas. Há muitas opções do que fazer em Dubai: praias, parques de diversão, passeios pelo deserto, ilha artificial dedicada exclusivamente ao entretenimento, restaurantes com culinária multicultural, shoppings e, até mesmo, saltos de paraquedas podem ser experimentados durante a visita à cidade.

Já nos meses restantes, na baixa temporada, o clima mais quente pode ser desagradável para algumas pessoas e gerar influências nas atividades turísticas da região. 

Marrocos 

Marrocos é um destino turístico que agrada visitantes apaixonados por paisagens desérticas e interessados em conhecer uma cultura marcada por tradições. Quem viaja para o país pode visitar mesquitas e jardins secretos, fazer um passeio de camelo e conhecer uma arquitetura repleta de medinas, ríades e cásbas. 

Há, ainda, experiências que podem ajudar o turista a conhecer o verdadeiro estilo de vida marroquino. Os famosos mercados Souks, por exemplo, existem há mais de 500 anos e são um grande ateliê artesanal, onde é possível encontrar tapetes, cerâmicas, roupas, especiarias e acessórios. 

Dolomitas

Roma, na Itália, é um destino que certamente já esteve presente na lista de desejos de muitos viajantes. Mas há outras opções no território italiano que são capazes de tirar o fôlego tanto quanto a chamada “cidade eterna”. 

As Dolomitas são uma cadeia de montanhas nos alpes italianos. O destino recebe esse nome, pois as montanhas que formam o cenário exuberante da região são constituídas de rochas dolomitas, uma pedra branca que pode ter variação de cor, conforme a luz. 

Os visitantes encontram muitas opções do que fazer nas Dolomitas, já que é uma área que contempla províncias de Bolzano, Trento, Belluno, Udine e Pordenone. Durante os meses mais frios, as montanhas ficam cobertas de neve e os visitantes podem aproveitar o clima para praticar esportes de inverno. 

Já nos meses mais quentes, a neve abre espaço para campos verdes e lagos em azul-turquesa que formam o cenário ideal para piqueniques e passeios ao ar livre.

Deserto do Atacama 

O Deserto do Atacama é mais um na lista de destinos não óbvios que valem a pena a visita. Localizado no Chile, a região reserva paisagens incríveis e ainda contempla raízes históricas e culturais do país. 

Os visitantes podem encontrar lagos a quatro mil metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento, vida selvagem, vilarejos curiosos, sítios arqueológicos, deserto de sal, flamingos por toda a extensão, vulcões e montanhas que chegam a quase 5 mil metros. 

Uma curiosidade sobre esse destino é que por ser extenso, ele abrange 4 das 16 comunas que fazem parte do Chile. Por isso, cada pedaço do deserto tem um clima e altitude diferentes. 

Torrevieja

Torrevieja significa “torre velha” em espanhol e é uma cidade à beira-mar no sul de Valência, na costa mediterrânea da Espanha. A região é conhecida por suas lagoas de sal e praias exuberantes, além de oferecer variedade de atividades de lazer para todos os gostos. 

O destino costuma atrair os amantes da natureza e os praticantes de ciclismo, uma atividade comum na cidade. As reservas protegidas são separadas por uma faixa de terra e são habitats naturais para muitas espécies, incluindo os flamingos. 

Além de observar os animais da região e contemplar a natureza, os turistas encontram museus e uma culinária local bastante influenciada pela gastronomia espanhola tradicional. Os ingredientes frescos, como peixes e mariscos, são as estrelas dos pratos.

Bali

Um dos destinos que vem ganhando destaque nos últimos anos, mas que ainda assim sai do óbvio, é Bali, na Indonésia. A ilha é conhecida por ser exótica, espiritual e mística.

Uma dica para quem quer ter mais contato com a cultura balinesa é aproveitar os horários do pôr do sol para ver apresentações de dança Kecak, uma performance sem qualquer instrumento musical, mas com homens imitando os sons dos instrumentos, narrando uma história com efeitos sonoros.

Os turistas que escolhem a região para viajar encontram, além da riqueza cultural, beach clubs animados, templos, praias paradisíacas, trilhas vulcânicas, florestas, palácios de macacos e atividades para os amantes de adrenalina.