Um codoense, que pediu para não ser identificado, mandou uma mensagem para nosso blog relatando que os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó se recusaram a atende-lo na manhã da última quarta-feira (07). O homem está sofrendo com uma doença viral chamada Conjuntivite, popularmente conhecida como “SAPATÃO”. Ele também relata que está gripado e com a garganta inflamada.

O paciente disse que os funcionários da UPA alegaram que seu caso não passava pela triagem da unidade (processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade do seu estado).

“Cheguei na UPA pra ser atendido por estar com Conjuntivite, gripe e garganta inflamada simplesmente não me atenderam porque disseram que esses casos não está passando na triagem. Chego na farmácia pra comprar remédios não vendem porque precisam da prescrição médica. É o cúmulo o estado que se encontra a saúde desse município a gente não tem direito nem a uma consulta básica”, reclamou.

Entramos em contato com o diretor da UPA de Codó, Luís Henrique, que nos garantiu que o caso será averiguado. Ele, porém, adiantou que as UPAs são unidades criadas para atendimentos de urgências e emergências, em alguns casos o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.