A influência da cultura na moda é um fenômeno global que molda as tendências e estilos ao redor do mundo. Afinal, a moda sempre reflete as tradições, valores e identidades de diferentes sociedades, o que a torna também uma expressão cultural poderosa.

De modo geral, através da moda, as pessoas podem comunicar sua história, crenças e visão de mundo. Por isso, preparamos esse conteúdo exclusivo para explicar como acontece dar exemplos da influência da cultura na moda ao redor do mundo.

Aproveite para ter as melhores inspirações e extrair criatividade e beleza em suas produções frente à máquina de costura. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, como surge uma tendência global da moda?

Uma tendência global na moda surge de uma complexa interação entre diversos fatores que vão desde influências culturais e sociais até avanços tecnológicos e econômicos. Em resumo, inicialmente, designers, influenciadores, celebridades e até mesmo movimentos culturais locais criam e adotam novos estilos, cores, tecidos e silhuetas que refletem o momento. 

Após isso, essas novas propostas são então apresentadas em desfiles de moda, eventos de moda e nas redes sociais. Por fim, elas podem ganhar visibilidade e despertar o interesse do público.

E claro, o ciclo de adoção da tendência se acelera à medida que marcas de fast fashion reproduzem esses estilos a preços acessíveis, tornando-os amplamente disponíveis. Assim, uma tendência local ou regional pode se transformar em uma tendência global à medida que é adotada por diferentes culturas e países, refletindo a natureza dinâmica e interconectada da indústria da moda contemporânea.

Exemplos de influência da cultura na moda global

A influência da cultura na moda acontece de modo amplo e plural. Por isso, é impossível determinar ou separar uma da outra. A seguir, listamos 7 situações em que encontramos a relação entre elas. Continue a leitura.

1 | Moda étnica

A moda étnica incorpora elementos culturais específicos de diferentes regiões do mundo. Por exemplo, nos padrões, tecidos e técnicas de costura tradicionais que refletem a diversidade cultural e étnica de um povo ou população.

2 | Moda urbana

Por sua vez, a moda urbana costuma ter influência da cultura das grandes cidades. Dessa forma, ela tende a incorporar elementos como streetwear, grafismos e cores vibrantes que refletem o estilo de vida urbano.

3 | Moda indígena e a influência da cultura na moda global

As comunidades indígenas ao redor do mundo têm contribuído significativamente para a moda com seus padrões tradicionais, tecidos naturais e técnicas artesanais únicas. Isso porque eles são famosos por preservar e celebrar suas culturas ancestrais.

4 | Moda de rua

A moda de rua é um reflexo direto da cultura jovem contemporânea, incorporando elementos da música, arte e subculturas urbanas em suas tendências e estilos.

5 | Moda sustentável

A crescente conscientização cultural sobre questões ambientais têm impulsionado a moda sustentável. Além disso, essa corrente valoriza a produção ética, materiais orgânicos e práticas eco-friendly como uma extensão dos valores culturais contemporâneos.

6 | Moda de trabalho

A moda de trabalho reflete a cultura profissional e o ambiente de trabalho, incorporando uniformes, vestuário corporativo e acessórios que expressam a identidade e a profissionalidade de uma empresa ou indústria.

7 | Moda de viagem

Por fim, merece citação como influência da cultura na moda, as peças que buscam tendências no prazer de viajar. De modo geral, ela incorpora elementos de roupas e acessórios que permitem aos viajantes se adaptar a diferentes climas, culturas e estilos de vida.

5 estilos que tiveram influência da cultura na moda

1 | Moda Boho

A tendência Boho, abreviação de “Bohemian”, foi fortemente influenciada pela cultura hippie dos anos 60 e 70. Em resumo, ela se caracteriza por peças fluidas, estampas étnicas, franjas e acessórios artesanais. Afinal, essa tendência reflete a liberdade, espiritualidade e conexão com a natureza da contracultura da época.

2 | Moda K-Pop

O fenômeno da música pop sul-coreana, conhecido como K-Pop, influenciou significativamente a moda global. Sendo assim, artistas e grupos de K-Pop como BTS e Blackpink também ditam tendências de moda com looks ousados, cores vibrantes, cortes modernos e uma mistura única de estilos ocidentais e asiáticos.

3 | Moda Streetwear

Por sua vez, a cultura urbana e hip-hop foi fundamental na criação do estilo streetwear. Para isso, marcas como Supreme, Off-White e Yeezy se tornaram ícones da moda de rua ao incorporar elementos da cultura urbana, arte de rua e música em suas coleções.

4 | Influência da cultura na moda tribal africana

A rica diversidade cultural do continente africano inspirou uma variedade de tendências na moda global. Por exemplo, com estampas tribais, tecidos coloridos como o wax print e acessórios tradicionais africanos.

O objetivo é sempre celebrar a herança cultural africana e sua multiplicidade de texturas, cores e acessórios.

5 | Moda minimalista escandinava

Por último, pode citar que a cultura minimalista e funcional dos países escandinavos influenciou fortemente a moda contemporânea. Marcas como Acne Studios e COS são conhecidas por seus designs clean, cortes simples e paletas de cores neutras, refletindo a estética minimalista característica da região.

Conclusão

Como observamos no texto, a influência da cultura na moda de diversos países é perene, constante e de maior importância para o segmento. Isso porque, é a partir desta gama de possibilidades que os estilistas e profissionais de moda constroem as tendências globais e indicam o que esperar para o futuro.

E para você, quão importante é considerar a pluralidade cultural e étnica ao redor do mundo para trazer inovação, criatividade e beleza ao universo da moda?