As recentes precipitações no estado do Maranhão resultaram no desalojamento de 2.515 famílias, segundo informações fornecidas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil ao jornal O Imparcial. Até a manhã de ontem (16), 21 municípios decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas, que causaram o aumento do nível dos rios, alagamentos, enchentes e danos às estradas.

Os municípios mais afetados incluem Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Carutapera, Governador Nunes Freire, Boa Vista do Gurupi, Trizidela do Vale, Cantanhede, Palmeirândia, Bacabal, Jenipapo dos Vieiras, Cachoeira Grande, Buriticupu, Arari e Barra do Corda.

O Corpo de Bombeiros está coordenando esforços para ajudar as famílias afetadas, em colaboração com as coordenadorias municipais da Defesa Civil. Estas estão trabalhando na evacuação das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo do Estado.

A Defesa Civil ressalta a importância de que a população mantenha-se distante de áreas afetadas pelas chuvas intensas ou com solo encharcado, pois isso aumenta o risco de desmoronamentos e deslizamentos. Em caso de alagamentos, é crucial procurar abrigo seguro e acionar o serviço de emergência pelo número 193.

Dados

868 famílias desabrigadas
2.515 desalojadas

Cidades em situação de emergência

Formosa da Serra Negra
São Roberto
São João do Sóter
Tuntum
Monção
Pindaré-Mirim
Conceição do Lago Açu
Lago da Pedra
Lagoa Grande do Maranhão
Carutapera
Governador Nunes Freire
Boa Vista do Gurupi
Trizidela do Vale
Cantanhede
Palmeirândia
Bacabal

Jenipapo dos Vieiras