Emoção, trajetória contada em cordel e um auditório lotado de gente. Foi assim que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançou na tarde deste sábado (23), em São Luís, a pré-candidatura do Bira do Pindaré a deputado Federal. O socialista saiu do evento maior do que nunca!

Dentre prefeitos, lideranças populares, sindicais e representantes de movimentos sociais, estavam presentes o presidente do PSB/MA, Luciano Leitoa, o governador Flávio Dino (PCdoB), o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), o primeiro secretário de Meio Ambiente do governo Dino, Marcelo Coelho, os deputados Weverton Rocha (PDT), Rafael Leitoa (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB). A opinião de que Bira é prioridade para o partido e representa a Renovação do Congresso Nacional foi unânime.

O presidente nacional da PSB, Carlos Siqueira, destacou a atuação de Bira na Assembleia Legislativa e a importância de elegê-lo deputado estadual. Da mesma forma, Luciano Leitoa falou do perfil do correligionário e lembrou a trajetória política de Bira desde a campanha para Senado em 2006. Naquela oportunidade, o deputado obteve mais de meio milhão de votos.

“Ele é aquele cara que o olhar é o espelho da alma, É isso que nos traz a confiança no deputado Bira do Pindaré. Não tenho sombra de dúvidas da nossa decisão e o que nós pudermos fazer para eleger o Bira do Pindaré deputado Federal, nós vamos fazer!”, garantiu.

Para Flávio Dino, Bira representa o sentimento simples, que liga e conecta as pessoas pela consciência, pelas ideias, mas acima de tudo pela alma, pelo coração, que é onde se define os compromissos verdadeiros. O governador destacou também que, na política, as pessoas fazem escolhas e decidem se querem defender o 1% dos mais ricos e poderosos, ou os 99% da população.

“E eu tenho certeza que no dia que o Bira estiver no Congresso Nacional ele vai ser aquela pessoa que falou uma coisa na campanha, e fez a mesma coisa como deputado federal, representando vocês e as pessoas mais simples do Estado do Maranhão. Do mesmo jeito que ele já fez na Assembleia Legislativa ao longo desses oito anos”, reforçou.

Lígia Daiane, secretária da Mulher da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), destacou a importância de Bira em defesa dos trabalhadores, das mulheres e dos movimentos sociais e, de maneira especial, na luta pelo fortalecimento da agricultura familiar. “Apoiar a pré-candidatura do companheiro Bira é uma luta de todos nós!”, declarou.

Lideranças nacionais do partido também declararam apoio à pré-candidatura do parlamentar. Dentre elas, a senadora Lidice da Mata, da Bahia, o senador João Capiberibe, do Amapá, o deputado Federal Alessandro Molon, o Rio de Janeiro, e o filho do saudoso Eduardo Campos, João Campos, de Pernambuco.

Molon afirmou que o próximo capítulo da história do Bira do Pindaré precisa ser a eleição como deputado Federal para contribuir com as lutas por um Brasil melhor, mais justo, menos desigual e mais desenvolvido para todos e todas.

Emocionado, Bira agradeceu a participação de todos os presentes e lembrou a importância que a luta popular, sindical e social tem em sua vida. Ele acrescentou que o desafio é novo, a renovação do Congresso Nacional, mas a luta continua a mesma e ao lado do povo.

“O grande desafio é a renovação politica em Brasília. Infelizmente, hoje o Congresso Nacional é uma vergonha internacional e nós precisamos realmente levar uma política boa, com a experiência de dois mandatos como deputado estadual, da experiência das lutas populares e sociais e com a disposição de enfrentar essa agenda perversa do governo Temer”, afirmou.

O evento, que bateu a expectativa, foi exemplo de organização e contou com um público aproximado de 1.500 pessoas, todas com manifestações pacificas em apoio à pré-candidatura, interagindo com o evento e vibrando com cada declaração. A expectativa eram 700 pessoas. “Isso é algo que nos alegra e anima porque mostra que esse não é um projeto nosso, mas que todas essas pessoas estão construindo com a gente”, afirmou ele.

Ascom