Seminário sobre Gestão dos Resíduos Sólidos acontece em Codó

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realiza, nos dias 26 e 27 de julho, o Seminário do Programa Estadual para o Fortalecimento da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Maranhão no município de Codó, com o objetivo de fortalecer a gestão municipal de resíduos, e capacitar gestores e técnicos da área.
A ação está sendo realizada em quatro etapas nas regionais de Imperatriz, Codó, Pinheiro e São Luís. Cada etapa é constituída por duas fases, sendo estas, de capacitação e lançamento das metas; e a execução das metas por parte dos municípios, vinculados ao monitoramento e assessoramento contínuo por parte da SEMA.
Os seminários abrangem os 217 municípios do Estado. Na regional de Codó compareceram os seguintes: Chapadinha, Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Buriti, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Bernardo, Tutóia, Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Codó, Timbiras, Coroatá, Aldeias Altas, Caxias, Timon, Parnarama, Coelho Neto, Duque Bacelar, Itapecuru Mirim, Belágua, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande, Afonso Cunha, Matões, São João do Sóter, Graça Aranha, Barão do Grajaú, Sucupira do Norte, Satubinha, Bacabal, Altamira do Maranhão, Bom Lugar, Lago Verde, Marajá do Sena, Olho D’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, São Luís Gonzaga, Vitorino Freire, Pedreiras, Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande do Maranhão, Lima Campos, Poção de Pedras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Trizidela do Vale, Paraibano e Buriti Bravo.
Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Marcelo Coelho, o evento foi uma ótima oportunidade para mostrarmos na prática como gerencia nossos resíduos. “Com o gerenciamento de resíduos podemos evitar a contaminação de solo, poluição das águas e menos emissões atmosféricas isso tudo sem falar nos benefícios econômicos que a própria atividade pode trazer. Estamos aqui para ajudar os municípios nessa missão”, conclui o secretário.
 O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Coelho Neto, Gabriel Delano, destaca que o evento tem muito a contribuir para o Estado. “Nossa secretaria é recente, e o seminário da gestão integrada de resíduos sólidos é um instrumento muito importante para nos orientar na criação do plano de gestão ambiental do município. Agradeço a Sema pela oportunidade e preocupação em alcançar todos os 217 municípios do nosso estado para que tenhamos a correta e sustentável destinação dos resíduos sólidos no Maranhão”, ressalta o secretário.
Na oportunidade, foram assinados os Termos de Habilitação dos municípios de Coroatá, Itapecuru Mirim, Codó e São João dos Patos, que após a publicação no diário oficial estarão aptos a licenciar, monitorar e fiscalizar dentro do próprio município.
Nos dias 03 e 04 de agosto o evento ocorrerá nas cidades de Pinheiro. No mesmo mês será a vez de São Luís.
Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!