SEMA realiza levantamento no Parque Estadual do Bacanga para o Maranhão Verde

Na última quarta-feira (17/01), uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) esteve no Parque Estadual do Bacanga, dando continuidade ao levantamento de campo com vistas a subsidiar a implementação do Projeto “Floresta Protetora dos Mananciais I”, no âmbito do Programa Maranhão Verde.
“O projeto visa à recuperação das nascentes, matas ciliares e áreas de recarga situadas no interior do Parque, contemplando, inicialmente, as regiões do Reservatório do Batatã e do Rio da Prata”, explicou o secretário Marcelo Coelho.
Projeto
O Projeto “Floresta Protetora dos Mananciais” destina-se a conservar e recuperar as matas ciliares e áreas de recarga no interior do Parque Estadual do Bacanga, contribuindo para a preservação dessa importante Unidade de Conservação Estadual, considerando-se a fragilidade da área e a necessidade de sua conservação e preservação para continuidade do bioma local.
Maranhão Verde
O Programa Maranhão Verde, instituído pela Lei nº 10.595, de 24 de maio de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 32.969, de 5 de junho de 2017, é destinado a fomentar e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental, envolvendo a participação das famílias beneficiárias selecionadas, as quais receberão a Bolsa Maranhão Verde.
O Parque
O Parque Estadual do Bacanga é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo sustentável.
O Parque foi criado pelo Decreto Estadual nº7.545/1980 com área total de 3.075ha, principalmente, devido a existência de mananciais superficiais e subterrâneos e à concentração de importantes nascentes que compõem o Reservatório do Batatã.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!