A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio das Superintendências de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos, realizou nos dias 11 e 12 de Dezembro, no município de Serrano, o Curso de Multiplicadores Ambientais na Rota Quilombola.
O  curso, desenvolvido dentro da linha do Plano MAIS IDH, tem como objetivo sensibilizar as comunidades da Rota Quilombola sobre a importância do desenvolvimento de práticas sustentáveis e assim formar possíveis Multiplicadores em Educação Ambiental.
O curso foi realizado na Comunidade Quilombola de Santo Antônio, onde os representantes das 13 comunidades quilombolas do município tiveram acesso a aulas expositivas e atividades de campo. Os temas abordados foram: Resíduos Sólidos, Conservação de Recursos Hídricos, Unidades de Conservação e Políticas de Redução e Combate às Queimadas e Desmatamento.
Além de aulas teóricas, os participantes também tiveram a oportunidade de realizar uma visita a um rio do município que passa por sérias degradações. Como atividade os alunos apontaram as principais causas do desmatamento.
A segunda etapa do curso será realizada em Março de 2018, onde dois representantes participantes do curso deverão replicar o conhecimento através de aulas e mobilização da comunidade na busca de soluções e cuidados com o meio ambiente. Durante esse processo a equipe da SEMA realizará o acompanhamento.
Mais IDH
O Governo do Estado do Maranhão tem realizado diversas ações por meio do Plano Mais IDH  com o objetivo de melhorar os indicadores sociais nas regiões atendidas com a realização de ações planejadas que consideram as demandas mais urgentes da população.
Dentro das ações de sustentabilidade da SEMA inseridas no Plano estão: incentivo à consciência da população em relação aos cuidados com o meio ambiente para preservação e conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população por meio de práticas sustentáveis.
Ascom