A Defesa Civil emitiu um boletim de alerta nesta manhã, dia 15 de abril de 2024, sobre a situação do Rio Itapecuru, na região de Codó, no Maranhão. Chuvas de magnitudes variadas foram observadas nas últimas 12 horas na bacia, com maior volume na região centro sul, atingindo 21 mm na estação Montevidéu e expressivos 42,4 mm em Caxias.

Com as novas chuvas, o rio Itapecuru acelerou seu processo de elevação em Caxias, Codó e Coroatá, todas em situação de Alerta. Nas demais cidades, o rio segue elevado, porém em situação de Atenção. A tendência atual é que Caxias permaneça em recessão lenta, enquanto as demais cidades continuem em elevação.

Em Caxias, a cota atual do rio está em 5,93 m, apenas 7 cm abaixo da cota de inundação (6,00 m). A expectativa é de que o rio continue em recessão lenta, mantendo a condição de Alerta, caso não ocorram novas chuvas significativas. No entanto, o retorno à condição de inundação é uma possibilidade caso as chuvas intensas persistam.

Em Codó, a cota atual é de 7,16 m, e é mais provável que o rio continue em elevação, embora em ritmo mais lento, buscando o equilíbrio nas próximas horas, mantendo a condição de Alerta. No entanto, novas chuvas intensas podem levar o rio a ultrapassar novamente a cota de inundação de 7,47 m.

Já em Coroatá, o nível registrado foi de 8,97 m, 37 cm acima da cota de Alerta, com tendência de prosseguir em elevação, podendo alcançar cotas próximas de 9,23 m durante a tarde de hoje, ainda abaixo da cota de Inundação (10,28 m).

Diante da previsão de novas chuvas nos próximos dias, a Defesa Civil solicita que os órgãos de salvaguarda continuem mobilizados, mantendo as medidas preventivas, especialmente nas três cidades atualmente em Alerta: Caxias, Codó e Coroatá.