Projeto Minha EscolApp é destaque em evento nacional de Ouvidoria e Acesso à Informação

O aplicativo Minha EscolApp, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no qual os estudantes têm acesso a diversas informações e podem avaliar a gestão escolar, é um dos destaques da 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação: uma ouvidoria.gov para um cidadão.br, que acontece até quinta-feira (16), no Rio de Janeiro.

Vídeo institucional do Maranhão apresentado na 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (14), o Minha EscolApp foi apresentado como projeto vencedor do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias na categoria estratégias inovadoras de participação social para aprimoramento e/ou simplificação da gestão. A ouvidora da Seduc, Samira Simas de Sousa, ressaltou o papel do aplicativo na gestão democrática, que é um dos eixos estruturantes do atual governo maranhense.

“O Maranhão ousou e saiu de um trabalho mais democrático para um trabalho de campo, indo para as escolas com uma ouvidoria itinerante, ouvindo os alunos com os jovens ouvidores que estão dentro das escolas para articular essa política, tornando a gestão mais transparente e participativa”, afirmou Samira Simas.

Ouvidora Samira Simas na 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação (Foto: Divulgação)

O Minha EscolaAPP é um aplicativo criado pela Seduc e disponível para o sistema operacional Android, no qual os estudantes têm acesso a diversas informações como notas, recursos para a escola, nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliar a merenda, as aulas, infraestrutura, didática, dar sugestões de como melhorar a escola e receber todas as informações sobre os projetos de interesse do estudante.

Acessos

Em um ano e meio já foram feitos cerca de 40 mil downloads do app e cerca de 2.600 interações, com críticas, elogios e sugestões de melhoria. Para estimular o protagonismo estudantil na Rede Pública Estadual de Ensino, também, foi criado o concurso Minha Escola Protagonista – que premiou, com R$ 3 mil, as 70 escolas com o maior número de downloads do aplicativo. Os recursos foram aplicados em ações que beneficiaram a comunidade escolar.

A 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação: uma ouvidoria.gov para um cidadão.br, é uma promoção da Ouvidoria Geral da União, para o compartilhamento de experiências, aprimoramento das relações entre o Estado e os cidadãos, palestras, oficinas, troca de ideias a respeito ao universo das Ouvidorias Públicas e do Acesso à Informação no Brasil.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.