Boa noite! Queridas professoras. Venho através deste lhe comunicar que o ano letivo terá início dia 11/03/2019. Sendo que anteriormente, a esta data serão convocadas a retornarem as suas atividades pedagógicas, como também a Semana Pedagógica. Agradece à Direção.

A mensagem acima foi enviada por uma gestora aos professores de uma escola municipal. O aviso revela o atraso do ano letivo determinado pela Prefeitura de Codó. As aulas, que estavam previstas para iniciar no dia 11 de fevereiro, agora só vão começar no dia 11 de março.

Imagem ilustrativa

Entramos em contato com o Secretário Municipal de Educação, Paulo Buzar, para saber o que levou o governo a “impor” o atraso no ano letivo. Ele disse que o principal motivo da mudança é a perda constante de receitas do município.

Paulo Buzar também argumentou que a prefeitura teve muita dificuldade para pagar em dia os professores do município e a mudança no calendário foi uma forma encontrada para diminuir o impacto financeiro nas contas do governo.

Leia o que escreveu o secretário:

A principal razão por iniciar o ano letivo em março, é a perda constante de receitas do município, como se pode constatar no gráfico enviado, percebe-se que em 2018 a receita do Fundeb foi praticamente a mesma de 2015. E nesse intervalo de tempo as despesas, sobretudo as de pessoal subiram bastante com relação as nossas receitas, tanto que as despesas com pessoal (magistério, administrativo e operacional) consumiram 87% desse fundo. Assim em 2018, tivemos muita dificuldade para manter o pagamento de pessoal dentro do mês de competência como todos esperam. E, para não termos que abortar o ano letivo em novembro, prática em diversos municípios, estamos sendo muito cautelosos em 2019. Além disso, ainda não foram repassados os recursos da alimentação escolar e do transporte. Também queremos acrescentar, que quase 2.000   alunos ainda não confirmaram suas matrículas. Assim, estamos nos organizando para que façamos uma campanha de matrículas em fevereiro, para que nenhum aluno perca o ano letivo, pois lugar de criança é na escola brincando, estudando e aprendendo. Esse é o maior compromisso do governo Francisco Nagib.