Pré-Carnaval de Todos já agita São Luís com muita festa

A Praça Nauro Machado ficou repleta de misturas de ritmos e cores, na noite de sexta-feira (1º), no primeiro dia do circuito oficial da folia de Pré-Carnaval, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

Bloco Os Apaixonados trouxe uma explosão de cores e alegria

As prévias acontecerão durante todas as sextas-feiras e fins de semanas que antecedem a Folia de Momo.

Com uma festa democrática e para todos, a primeira apresentação da noite ficou por conta do Cortejo de tribos de índios, levando ao público parte da cultura indígena. O movimento é representado por blocos grandes e animados, cujos integrantes desfilam com indumentárias
elaboradas com base na tradição. A força rítmica e o grande número de jovens que se apresentam encantam o público.

“Eu cheguei e fiquei muito feliz em encontrar uma festa tão bonita como essa, com blocos bem organizados e que apresentam um pouco da cultura para gente e, principalmente, para os turistas que visitam a nossa cidade. Agora é se fantasiar e cair na folia até
o carnaval [risos]”, convida o folião Williame Silva, de 24 anos, que saiu do trabalho e foi direto para a Praça Nauro Machado.

Bateria da Marambaia

Levando uma mistura das musicalidades nacionais e das tradicionais maranhenses, o grupo Som Brasil ecoou os ritmos emitidos pelos repiques, cavaquinhos, batera, guitarra e instrumento de sopro. O grupo foi do samba, passeando pelo pagode, alcançando a valsa.
E o público não ficou parado, aproveitou para interagir com essa musicalidade itinerante. “É impactante poder prestigiar uma banda desse nível. Muito boa. Eles fazem essa mistura e nos dão de presente. Sensacional!”, traduz a emoção, a foliã Vatuze Teixeira,
de 24 anos.

Em seguida quem tomou conta da festa foram os blocos. Os Apaixonados, que foi o campeão da categoria em 2018, se apresentou por volta das 19h, e o Bloco Afro Neto de Nanã, que faz referência a religião de matriz africana, entrou no palco às 20h.

Às 21h, para esquentar o público da chuva que caía no Centro Histórico de São Luís, a Escola de Samba Marambaia, do Bairro de Fátima, tomou conta do circuito levando a temática “Do cinema internacional ao Maranhão”, título que será defendido no carnaval deste
ano.

“Esse é o tema inovador para o carnaval de São Luís, e completa a festa por se tratar de um tema rico e único. Vamos falar do início do cinema, dos filmes campeões de bilheteria, do internacional até chegar no cinema maranhense. E ao chegar no cinema maranhense, nós realizaremos a entrega do Oscar à nossa sétima arte, que é totalmente merecedora, por ter muitos profissionais, como diretores, atores, cineastas, dentre outros, que batalham para colocar os nossos filmes no cenário nacional”, resume o carnavalesco da Marambaia, Dênis Melodia.

Grupo Som Brasil

Para encerrar a primeira noite de festa, o show do cantor Luís Guerreiro, que subiu ao palco por volta das 22h. A primeira música “Eu vi mamãe Oxum na cachoeira” arrastou o público para ocupar todo o espaço disponibilizado na Praça Nauro Machado e seus arredores.

A folia de Pré-Carnaval segue nos fins de semana de fevereiro até o dia 24, que é o último domingo antes do Carnaval 2019.

Programação

Neste sábado (2), blocos, grupos de samba e baterias de escolas se apresentam no Circuito Beira-Mar a partir das 16h, e na Praça dos Catraeiros, no Centro Histórico, aproveitando o embalo do Bloco da Imprensa.

No domingo (3), a festa fica concentrada na Madre Deus. O bairro receberá, além das atrações de costume, outras em dois pontos oficiais, no Beco do Gavião e no Largo do Caroçudo.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!