Para estabelecer maior interatividade entre sociedade civil e poder público no contexto da Segurança Pública, o Governo do Maranhão criou através da Lei n° 10.387/2015, o Pacto pela Paz, cuja política é baseada na aproximação da sociedade com o Sistema de Segurança Pública.

Em Codó, a sensibilização e escolha do Conselho será realizada na próxima quinta-feira (14/02), no Auditório do Centro de Estudos Superiores de Codó – UEMA, às 14h.

Ações conjuntas

Ações de prevenção e de identificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social também fazem parte das ações do Pacto pela Paz. Para estas ações, a coordenação do projeto realiza uma grande articulação social envolvendo a prefeituras, igrejas, entidades, médicos, psicólogos, enfermeiros e agentes das forças policiais para combater e tratar o envolvimento com o tráfico de drogas nos municípios.

Composição dos Conselhos de Segurança

O Comandante do 17º BPM, os delegados da Polícia Civil da cidade e o Comandante do Corpo de Bombeiro, são membros natos do Conselho de Segurança e os demais membros serão eleitos na Audiência.

O evento dará início em Codó a uma aproximação maior de todo o Sistema de Segurança Pública da cidade com a sociedade, na medida em que farão parte do Conselho de Segurança, pessoas de vários segmentos, onde todos sentam na mesma mesa para decidir quais ações deverão ser implementadas para o combate e prevenção à violência.

Ascom/17° BPM