Operação Baixada Livre retira cercas ilegais de área de proteção ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), juntamente com as secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular, Agricultura Familiar e Igualdade Racial, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Batalhão de Polícia Ambiental, com o  apoio da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), iniciou no dia 19 de março, em Matinha-MA, a Operação Baixada Livre. 

A operação consiste em retirar cercas ilegais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baixada Maranhense. Esses cercados restringem o deslocamento das populações pela região. Em fiscalizações anteriores observou-se que muitas destas cercas são eletrificadas, gerando risco à vida dos moradores.

“As cercas são ilegais e impedem que a comunidade, a colônia de pescadores e quebradeiras de coco da região acessem os recursos do seu próprio sustento, como pesca, extrativismo, entre outros. Além do cunho ambiental, a operação tem o objetivo proteger a vida humana, ameaçada pelo uso indevido de  cercaselétricas, que podem causar diversos acidentes”, explicou o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Dando início a operação, foi retirado 2 quilômetros de cerca eletrificada  que punha em risco a vida dos moradores locais. No local, também foi encontrado trabalhadores em condições análogas ao trabalho escravo.

A Operação Baixada Livre continuará nos próximos dias.  

Flagrante

Durante a operação o responsável pela a instalação de cercas  eletrificadas, Vanderlei Gomes da Silva, foi conduzido à delegacia de Matinha para lavrar boletim de ocorrência pelo crime de ambiental e risco à vida de outras pessoas. Após registro, Vanderlei Gomes da Silva foi liberado.

Ascom

1 Comentário

  1. Excelente iniciativa. Aqui em São Bernardo há uma forte corrente de ribeirinhos contrários às retiradas de cercas em áreas de conservação ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!