Milhares de pessoas marcaram presença no lançamento oficial do Programa Codoense Empreendedor, que tem o objetivo de oferecer capacitação e dá um apoio financeiro para trabalhadores autônomos do município.

Beneficiária do programa, prefeito Francisco Nagib e secretária Agnes Oliveira (foto: Messias Marques)

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (23) na quadra coberta da Escola Estevam Ângelo e contou com a presença de vereadores, secretários e do prefeito Francisco Nagib.

Os beneficiados terão direito a um cartão do Programa Codoense Empreendedor, que vai ter um limite de R$ 50 por mês (R$ 600 por ano) para ajudar a comprar os produtos e insumos necessários para manter sua atividade funcionando.

“A ideia do Cartão Codoense Empreendedor é capacitar, é qualificar, é despertar nos corações das pessoas o empreendedorismo. Despertar um ramo de atividade onde eles possam investir, possam trabalhar (…). A ideia nossa é chegar, ainda este ano de 2019, a duas mil famílias, duas mil famílias beneficiadas que terão um recurso, um aporte financeiro mensal para custear os insumos de seus produtos, com isso nós iremos poder, no que vem, colocar mais pessoas e chegar ao limite que é, esse projeto de lei aprovado pelos vereadores de Codó no ano de 2018, que será o limite máximo de até 20 mil pessoas dependendo da capacidade financeira da prefeitura para disponibilizar esse recurso pra esse projeto, Codoense Empreendedor”, explicou o prefeito.

Como se inscrever

Codoenses estiveram no lançamento do programa (foto: Messias Marques)

O processo de inscrição dos interessados teve inicio ainda na noite de ontem durante o lançamento do programa. Para aqueles que não puderam estar presentes, o prefeito Francisco Nagib explicou que vai disponibilizar uma grande equipe para cadastrar as pessoas interessadas no benefício, que depois vão passar por uma seleção seguindo os critérios estabelecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

“Nós montamos uma equipe de 20 pessoas que irão, pontualmente, nos mototáxis, vão, pontualmente, receber a demanda da pessoa que é manicure, que vende lanche, que é empreendedora. Lá no Salão Nobre, todos os dias estará lá a equipe da Indústria e Comércio fazendo o cadastro destas pessoas, logo em seguida vai ser passado para a Secretaria de Desenvolvimento Social para saber se o perfil daquela pessoa se enquadra no programa e assim, em média de 30 dias após a sua inscrição, nós iremos conseguir ter o cartão disponível, liberado, para que ela possa gastar mensalmente esse valor”, esclareceu Nagib.

Assista abaixo a entrevista do prefeito de Codó e veja como se inscrever no Programa Codoense Empreendedor.