Inaugurada nova fábrica de Codó da Alliance Maranhão

A cidade de Codó, distante cerca de 300 km de São Luís, deu mais um passo rumo ao seu  desenvolvimento econômico com a inauguração neste sábado, 7, da planta de produção de clóris álcalis pela Chlorum Solutions, por meio da Alliance Maranhão. A unidade, com 10 mil metros quadrados de área construída, terá capacidade produtiva de 12 toneladas de hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e soda cáustica. A solenidade de inauguração reuniu executivos do grupo, diversas autoridades, entre as quais o secretário Simplício Araújo, que representou o governador do estado, Flávio Dino, e demais convidados.  

O presidente da Chlorum Solutions, Daniel Croce, destacou o desafio de cumprir a meta e entregar o empreendimento dentro do prazo em um ano adverso. Disse, ainda, que a cidade de Codó é um passo a mais para o crescimento grupo, que tem planos ambiciosos dentro e fora do Brasil. “Codó é nosso trampolim para chegar ao resto do mundo dentro dos planos da Chlorum e da Alliance para os próximos anos”, reforçou. Ele fez questão de destacar o empenho da equipe sem o qual seria impossível cumprir todos os prazos para inauguração da nova fábrica.

Presente ao evento, o prefeito da cidade, Francisco Nagib, disse que a inauguração da fábrica era um sonho que se tronou realidade. “O grupo acreditou no potencial da nossa cidade. Codó tem potencial e tem como crescer mais”, afirmou.

Representado a bancada maranhense, o deputado federal Márcio Jerry, pontuou que o empreendimento vai na contramão de tudo que está acontecendo no mundo com a economia em recessão devido à Pandemia da Covid-19. “Hoje é um dia importante para Codó com a inauguração desta fábrica que gera mais emprego e renda para o nosso estado”, pontuou.

O secretário de estado da Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, que representou o governador do estado, assegurou não ter dúvidas de que a cadeia produtiva vai crescer em torno do empreendimento, gerando mais oportunidades de negócios ao estado. Simplício garantiu que o Maranhão vive um momento único e um ambiente favorável para atração de novos empreendimentos.

O CEO da Chlorum Solutions, Alfredo Kerzner, disse que o maior desafio foi entregar o empreendimento dentro do prazo diante de uma Pandemia. Afirmou que a cidade de Codó estava ganhando uma planta química de primeiro mundo e adiantou que a meta do grupo é atender todo o mercado local, de Fortaleza e Belém. “Se antes era necessário comprar hipoclorito de sódio de São Paulo, por exemplo, agora não será mais, pois o mercado passa a ser abastecido pela Chlorum”, assegurou.       

Grande parte da produção da fábrica de Codó será destinada à empresa FC Oliveira com quem a Chlorum Solutions firmou um contrato de longo prazo. A FC Oliveira é uma das principais marcas de fabricação de produção de limpeza do estado, que recorria ao estado de São Paulo para comprar matéria prima utilizada em seus produtos. Como outras indústrias manifestaram interesse em se instalar no Maranhão devido à produção local, a Chlorum já fala em dobrar a sua capacidade a médio prazo. 

A empresa irá produzir três produtos nessa nova planta: hipoclorito de sódio, utilizado na fabricação de produtos de limpeza e higiene, além de tratamento de água; ácido clorídrico, que é muito usado na limpeza e galvanização de metais, na fabricação de produtos químicos, no curtimento de couros, na obtenção de vários produtos, como na produção de tintas e corantes; e hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, que é usado amplamente por diversas indústrias. O cloro álcalis é insumo fundamental para diversas indústrias químicas, produtos de limpeza, tratamento de água, siderúrgicas e até mineradoras.

O cloro na forma gasosa não será comprimido e nem armazenado, reduzindo assim o risco ambiental e operacional. Os produtos a serem comercializados são livres de metais pesados e resíduos tóxicos. A fábrica adota políticas e valores de produção limpa e sustentável, tendo como meta o resíduo zero, sendo considerada uma unidade ambientalmente correta.

Essa é a segunda fábrica do grupo Chlorum na região. A primeira está localizada próximo de Fortaleza, dentro da ETA Gavião da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, e é um grande case de sucesso.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CHLORUM SOLUTIONS

4 Comentários

  1. Não vi o empresario gerador de emprego em Codo, seu Bina.

    • Caridade meu querido, deixa a vida dos outros de mão e cuide da sua. Usa o anonimato da internet e fica destilando ódio e praticando a inveja. Cada um cuidando da sua vida.

  2. Pare e pense…

    • 45 milhões de reais investidos e não informaram quantos empregos foram criados, ou quantos codoenses foram admitidos?

    • Qual outro empresário será beneficiado com a vinda dessa empresa para Codó, exceto o grupo FC Oliveira?

    • A produção dessa empresa exige grande quantidade de água, e quem garante que o aumento das ocorrências de falta d’água em Codó não está relacionado com a vinda dessa empresa?

    • Lembram da privatização do SAAE? Quem garante que a vinda dessa empresa não está incluída no plano, afinal de contas a matéria prima é essencial para o tratamento de água.

    Abram os olhos codoenses, privatizar o SAAE ainda não saiu dos planos do “ditadorzinho”.

  3. Parabens a todos que direta ou indiretamente contribuiram para inplantação de mais um empreendimento em Codó. FÁBRICCA DE CLORO.
    É impressionante como este tal grupão veio para destilar ódio e INVEJA do F.C. Olivera.
    As suas propagandas políticas são as pIores que já vi.
    Dentre as inúmetas, o ex quase deputado por 5 apenas 5 mandatos falou que o prefeito que substituiu seu papis não continuou ou manteve suas obras, especificamente a tal prainha que enche d’águs em alguns invernos e a manutenção da ubarnização de uma obra feita irrsgularmente na Av. primeiro de maio que já desde o seu início foi embargada por que não obedecru os 15 metros estipulados por LEI FEDERAL da estrada de ferro. Além do mais foi feita as pressas e de má qualidade.
    Agora, PASMEM, estão querndo impedir do prefeito continuar tranalhando até o final do mandato.
    ATENÇÃO POPULAÇAO DA VITORINO FREIRE, RUA DA BOMBA , O GRUPÃO DOS FAMINTOS CONSTITUIDA POR MEMBROS CABEÇAD DE ALFINETE, ENTRARAM OU VÃO ACIONAR A JUSTIÇA PARA QUE O ASFALTAMENTO DE VOCES SEJA PARALISADO.
    SÃO ESTES QUE ESTÃO GOVERNAR O MUNICIPIO.
    SEGUNDO A RÁDIO PEÂO A PREFETURA JÀ ESTÁ TODA FATIADA CASO O ZEZE GANHASSE.
    PENSE NO TSUNAMI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *