O que era pra ser uma grande conquista para o município de Codó pode ser transformar em uma grande dor de cabeça para a população. Acontece que o equipamento de tomografia adquirido pelo governo de Zé Francisco é velho, usado e não faz todos os tipos de exames.

O Marco Silva Notícias apurou que o tomógrafo que está sendo instalado pela Prefeitura de Codó no Hospital Geral Municipal (HGM) foi alugado pela empresa CENTRAL DE LAUDOS E SERVICOS LTDA (Junno Pinheiro Campos de Sousa), do município de Teresina (PI). O aluguel do equipamento vai custar R$ 804 mil em apenas um ano.

Como se trata de um equipamento alugado, o tomógrafo será retirado do HGM assim que se encerrar o contrato com a empresa vencedora da licitação.

Nossa equipe de reportagem também descobriu que o equipamento alugado pelo governo de Zé Francisco é velho (fabricado em 2010), usado (como mostra a foto abaixo) e não faz todos os tipos de exames de tomografia.

De acordo com a própria Prefeitura de Codó, o tomógrafo alugado possui apenas 16 canais, ou seja, é um aparelho para realizar procedimentos mais simples. Esse tipo de equipamento não realiza exames que requerem maior velocidade de aquisição, como os exames cardíacos.

Por causa das limitações em relação a tipos de exames de tomografia que poderão ser realizados no HGM, certamente a população codoense vai continuar sofrendo e pagamento caro para fazer exames mais complexos.

Procurado por nossa equipe de reportagem, o prefeito Zé Francisco não respondeu nossas mensagens até o fechamento desta matéria.