Com o fim das eleições no Estado do Maranhão, os codoenses que pretendem concorrer a cargo eletivo no pleito de 2020 já começaram a se articular em busca de possíveis alianças. É o que tem feito o Superintendente de Reordenamento Agrário e Desenvolvimento Territorial, Pedro Belo, que disputou as eleições municipais de 2016 e busca se fortalecer para próxima campanha política.

Diferente de seus adversários, todos os candidatos de Pedro Belo saíram vitoriosos no último dia 07 de outubro, destaque para Adelmo Soares, que escolheu o ex-vereador de Codó para coordenar sua campanha e conseguiu se eleger deputado estadual.

Flávio Dino será decisivo

O sucesso nas eleições deste ano coloca Pedro Belo em uma posição de vantagem em relação aos seus concorrentes. Mas, tudo dependerá das decisões que deverão ser tomadas por Flávio Dino.

Nos bastidores políticos, pessoas ligadas ao governador reeleito estão planejando convencê-lo a formar uma grande aliança entre Pedro Belo, Marcelo Coelho, Zito Rolim e Dr. Zé Francisco.

Estratégia

Dr. Zé Francisco, que ficou na primeira suplência do Partido dos Trabalhadores (PT), deverá assumir o cargo de deputado federal com o compromisso de apoiar Pedro Belo em 2020. Se aceitar, o deputado Zé Carlos será convocado para assumir uma secretaria de Estado, abrindo espaço para o médico codoense ocupar seu lugar na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Terceiro suplente de deputado estadual, o ex-prefeito Zito Rolim precisa que pelo menos três deputados eleitos de sua coligação assumam um cargo de destaque no governo de Flávio Dino e assim consiga ocupar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa do Maranhão. Mas, isso só deverá acontecer se Zito Rolim aceitar abandonar o grupo do prefeito Francisco Nagib para apoiar Pedro Belo em 2020.

Caso Dr. Zé Francisco e Zito Rolim concordem com os termos que deverão ser apresentados pelo governador Flávio Dino, caberá ao secretário Marcelo Coelho ocupar o cargo de vice-prefeito na chapa de Pedro Belo.

Só nos resta aguardar e conferir como será o desenrolar desse complexo jogo político.