Encontro com Vereadores fortalece política de preservação do Meio Ambiente no Maranhão

Mais de 1,1 mil vereadores de 194 municípios maranhenses conheceram na terça-feira (30) os detalhes e oportunidades de qualificação em gestão ambiental oferecidas pelo Governo do Maranhão, em parceira com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). O assunto foi um dos temas abordados no Encontro com Vereadores e Vereadoras, em São Luís.
Além do governador Flávio Dino, também participaram secretários de Estado, deputados e a coordenadora do Programa de Qualificação do Ibam, Tereza Cristina Baratta.
O evento fez parte do Termo de Cooperação Institucional firmado entre o Governo do Maranhão e o Ibam para implantar o Programa de Qualificação da Gestão Ambiental nos 102 municípios que compõem o Bioma da Amazônia. O termo prevê a apresentação do Plano Estadual de Meio Ambiente, além de garantir capacitação e assessoria jurídica em gestão ambiental aos municípios.
“O nosso interesse é fomentar e promover esse diálogo das Câmaras, com apoio dos municípios na área ambiental”, disse a coordenadora sobre os objetivos no Ibam na oferta de suporte aos municípios. Atualmente, as cidades contam com um Programa de Qualificação gratuito e que pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.pqga.ibam.org.br/capacitacao/. O serviço também conta com aplicativos para smartphones.
Tereza Cristina elogiou a realização do encontro: “Mobilizar tanta gente em torno da questão ambiental demonstra o compromisso do Governo do Maranhão com a causa que tem impactos no dia a dia, na sobrevivência de pequenas e grandes comunidades e principalmente com a descentralização da administração, municipalizando as políticas públicas”.
A avaliação é compartilhada pela vereadora Rosilene, de Centro Novo do Maranhão: “Moramos numa área de divisa, o município possui áreas de proteção ambiental e muitas vezes não se desenvolve o que pode ser desenvolvido. A gente não sabe quais são as garantias do município, os recursos e como a gente pode garantir o desenvolvimento da população sem agredir a natureza”.
Para o vereador da Baixada Maranhense Elenilson, as informações repassadas foram significativas para o município de Cururupu, onde também é presidente da Câmara Municipal. “Foi importante saber onde podemos buscar essas informações, tirar dúvidas, saber como podemos proceder, até para buscarmos recursos para lidar com a questão do Meio Ambiente nos municípios”, afirmou.
No encontro, foram apresentadas também as ações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, como o credenciamento de 30 municípios para realização do licenciamento ambiental e das metas e suportes oferecidos pelo Governo do Estado.
“Atualmente, 30 municípios estão habilitados a realizar esse licenciamento ambiental e nossa meta é expandir isso cada vez mais, além de oferecer todo o suporte para implementação do plano estadual de meio ambiente, que alcança todos os municípios e que passa por outras questões como os planos de resíduos sólidos e de gestão de recursos hídricos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Nenhum Comentário

  1. ATENÇÃO CODOENSES: O NOSSO MUNICÍPIO, COMO SABEMOS, É MUITO RICO NO QUE SE REFERE A SUA BACIA HIDROGRÁFICA. TEMOS O RIO ITAPICURU E VÁRIOS RIACHOS COMO RONCADOR, SÃO JOSÉ, PRATINHA, FINADO RIACHO ÁGUA FRIA E MUITOS OUTROS QUE NÃO SEI OS NOMES. TODAVIA TODOS, INCLUSIVE O NOSSO ITAPICURU ESTÃO SE DESPEDINDO, ESTÃO MORRENDO. A EXEMPLO, NO RONCADOR OS MORADORES CONTINUAM FAZENDO SUAS BARRAGENS E NINGUÉM FAZ NADA,EU SOUBE, NUNCA VI QUE O ANTONIO SILVA, FEZ UMA BARRAGEM NO SACO PARA SEU LAZER, É BOM AS AUTORIDADES VERIFICAREM.A MUITOS ANOS ESSE CARA APRENDEU UMA MANEIRA OE PESCAR JOGANDO BOMBAS NO RIO MATANDO VÁRIOS PEIXES., ESSE CARA DEITA E ROLA NO CODO. CODÓ ESTÁ TENDO UMA OPORTUNIDADE DE TOMAR MEDIDAS SÉRIAS PARA PRESERVAR NOSSOS RIOS E RIACHOS, NÃO SEI SE AINDA HÁ TEMPO. TEMOS O SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE QUE É CODOENSE, TEMOS O JUNIOR ROSENO QUE É DIRETOR DO BANCO DO NORDESTE E TEMOS O CIDADÃO SARNEY FILHO QUE É MINISTRO DO MEIO AMBIENTE ASSIM COMO O NOSSO PREFEITO QUE COM CERTEZA NÃO POUPARÁ ESFORÇOS JUNTO AS AUTORIDADES PARA TOMAR AS PROVIDÊNCIAS URGENTES. PEÇO AOS CODOENSES,QUE DÊM UMA OLHADA NO ITAPICURU P PRINCIPALMENTE ONDE DESEMBOCAVA O FINADO RIACHO ÁGUA FRIA, É DE CORTAR CORAÇÃO. PARA UMA MAIOR VISUALIZAÇÃO DESÇA A PÉ PELO LOCAL CONHECIDO COMO SUOU BANHOU,

  2. onde tem antonio silva é antonio archer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *