O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) estava na comitiva do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), que se deslocou até o município de Barreirinhas para o lançamento, no Maranhão, do projeto Projeto Redeser – Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil. O evento contou com a presença de Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do prefeito da cidade, Albérico Filho. A iniciativa é fruto de parceria entre a FAO, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério do Meio Ambiente. (MMA).

O projeto contribuirá para a recuperação de nascentes de rios e do solo e também dará apoio às comunidades com tecnologia visando dinamizar a produção agrícola. No Maranhão, na primeira etapa, estão inclusos os municípios de Barreirinhas, Água Doce, Tutóia e Matões. Nas etapas seguintes, mais 18 serão atendidos de forma direta.

No total, o projeto contemplará 89 cidades, levando-se em consideração as áreas de influência. Além do Maranhão, há estratégias definidas para a região do Araripe, no Ceará, sul do Rio Grande do Norte e norte da Paraíba (Seridó), além de Uauá, na Bahia, e Xingó, em Alagoas.

Para Edilázio Júnior, trata-se de um avanço no que diz respeito ao processo de reversão da desertificação no estado. Ele destacou o trabalho de recuperação de nascentes de rios e do solo, melhorando a produção agrícola e a qualidade de vida da população. “Acompanharei de perto as ações realizadas nos quatro primeiros municípios maranhenses e colocarei o gabinete à disposição das comunidades beneficiadas”, frisou o deputado.

Assecom / Dep. Edilázio Júnior