A Coordenadora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre consumo de drogas entre jovens, deputada federal Eliziane Gama, esteve em Codó na tarde desta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Codó, apresentando a comunidade codoense a campanha “Maranhão contra às drogas”. O encontro contou com a participação de advogados, conselheiros tutelares, políticos, representantes de associações municipais de combate  as drogas e sociedade civil organizada.

“Nós estamos visitando todas as cidades do Maranhão, com o objetivo de unir todos em torno do combate as drogas, a gente trabalha naturalmente com implementação e incentivo, por exemplo, do concelho municipal sobre drogas, de forma que estabelecido essa implementação, nós vamos trabalhar para a captação de recursos”, destacou.

A proposta é promover o diálogo sobre o tema nas cidades e estimular a participação das instituições, igrejas, escolas e sociedade no combate às drogas em todas as regiões do Maranhão.

“O mais importante neste primeiro momento (…), é o envolvimento junto a rede de educação e a todas as manifestações culturais no sentido de unir forças, a gente combate as drogas unindo a população e dando oportunidade e ocupação a nossa juventude”, esclareceu.

Vereadores aprovaram a iniciativa da deputada

O vereador Pastor Max que é conhecido por ser um dos maiores incentivadores das ações de combate as drogas em Codó, destacou a importância da atitude da Deputada Federal Eliziane Gama para o município.

“Toda ajuda e toda ação que possa ser desenvolvida em prol desse tema, ela é considerada importante para nós. Ao longo desses quatro anos foi algo que procuramos defender aqui na câmara, e lutar para que politicas fossem implantadas no município de Codó. Nós implantamos aqui a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate as Drogas, nós lutamos pela implantação do Concelho de Políticas Sobre Drogas no município de Codó, inclusive alterando a lei anterior, para se adequar exatamente as políticas nacionais. Nós aqui lutamos para constituir a Rede Codó sem Drogas e realizamos a primeira Semana Meu Bairro Sem Drogas. São ações que procuramos está desenvolvendo com o apoio da comunidade”, afirmou Pastor Max.

Já o vereador Valdek Frota disse está feliz com o lançamento do programa de combate as drogas feito em Codó e sugeriu a deputada algumas mudanças na legislação brasileira.

“Estou muito feliz em saber que “N” pessoas estão preocupadas com o assunto no município de Codó, porém, em minha fala diante da deputada coloquei a necessidade de rever as leis para que os pais voltem a educar seus filhos de forma correta e diminuam assim o consumo das drogas”, disse.