CONHECENDO RUAS, PRAÇAS, AVENIDAS E TRAVESSAS DE CODÓ

RUA ALBERTINA BAYMA

Rua Albertina Bayma (Imagem: Google Maps)

É mais uma das Ruas de Codó que se destaca pela  sua extensão. Surge na Rua Santa Filomena, localizada no Bairro do mesmo nome, ao lado de uma pequena Praça, que embeleza este bairro da cidade.

Logo na sua origem existem a Escola Santa Filomena, Igreja (Monumento Histórico) construído em 1852, pelo colonizador da cidade – Luis José Nicolau Henrique “Pau Real”.  Prosseguindo na sua extensão, atravessa a Avenida Vitorino Freire, Ruas Diogo Alves, Dr. Silva Maia, todas no Bairro Santo Antonio, e continua até alcançar a Rua 15 de Novembro, próxima a um buritizão.

Albertina Salazar de Matos Bayma (ALBERTINA BAYMA) foi casada com João Muniz Bayma, político de grande influência no Estado. Seu filho René de Matos Bayma foi prefeito de Codó, no quadriênio 1966-1970.

Albertina Bayma, que dá nome a esta importante Rua, era Também uma pessoa muito religiosa, querida no seio da comunidade católica que tinha como grande  expressão a religiosa Irmã Antonia Maria de Pedro II.

Por sua participação efetiva nos eventos religiosos, sob a direção da Freira já mencionada, em virtude disso foi sancionada a Lei N° 350, de 29 de Agosto de 1968, denominando Albertina Bayma, a rua em apreço. 

Codó-MA, de 22 de maio de 2018

Prof. Carlos Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *