CONHECENDO RUAS, PRAÇAS, AVENIDAS E TRAVESSAS DE CODÓ

RUA SENADOR ARCHER

Rua Senador Archer (Foto: Google Maps)

Começa na Avenida Augusto Teixeira e segue rumo à Avenida Maranhão, onde termina, atravessando as Ruas  Tomé de Sousa, 21 de Abril e Brasília.

E uma Rua não muito extensa, porém com grande número de residências, nela surge a Travessa Ceará e existem a Igreja Evangélica Presbiteriana  e a Escola que leva o mesmo nome.

O seu Patrono Sebastião Archer  da Silva (SENADOR ARCHER), nasceu na capital São Luis a 21 de março de 1883. Veio para Codó em 1908 para trabalhar no escritório da Fabrica de Tecido. Jovem bem afeiçoado, casou-se com Maria José Bayma, filha do político local, Manoel Ferreira Bayma, que foi o 2° Intendente (Prefeito de Codó). Com isso, tornou-se figura de muito prestigio e poder no Município.

Com o falecimento de João Pedro da Cruz Ribeiro (João Ribeiro),  por esse motivo, entre outros, Sebastião Archer assumiu a direção da Fabrica.

Foi Prefeito de Codó, Deputado Estadual, Governador do Estado e Senador da República, por dois mandatos. Este ilustre homem público é merecidamente, bastante homenageado neste Município.

Seu falecimento ocorreu em 25 de agosto de 1974, com 91 anos de idade. 

Codó-MA, 31/07/2018

Professor Carlos Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!