O município de Codó registrou três mortes em apenas 24h por causa do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do boletim epidemiológico, divulgado na noite desta quinta-feira (14).

Diferente do que vinha acontecendo, a Secretaria de Saúde, comandada por Suelson Sales, não divulgou detalhes dos pacientes que foram vitimados pelo Covid-19. A estranha atitude coloca mais uma vem em dúvida a veracidade dos dados sobre o coronavírus apresentados pelo governo municipal.

O Blog do Marco Silva procurou Suelson Sales na manhã desta sexta-feira (15) pedindo os detalhes sobre as três mortes apontadas no boletim, mas ele insiste em ignorar nossas mensagens e não atender nossas ligações. Não é a primeira vez que ele faz isso. Nos últimos dias o que percebemos é que o secretário está selecionando os blogs/TVs que ele deseja ou não passar as informações, que deveria ser de conhecimento de todos.

Secretário Municipal de Saúde, Suelson Sales (foto: divulgação)

Falta de transparência

Vale lembrar que a pasta comandada por Suelson Sales tem omitido grande parte dos dados que deveriam ser de conhecimento de toda a população. O boletim divulgado diariamente apresenta apenas o número de casos confirmados, suspeitos, notificados, recuperados e descartados. É pouco. Não são divulgados os bairros em que a incidência do coronavírus é maior, a taxa de ocupação dos leitos dos hospitais do município (HGM e UPA), sintomas, comorbidades, faixa etária, raça/cor, estado de saúde e idade dos diagnosticados.

Outra deficiência nos dados apresentados pelo governo municipal é a ausência de informações sobre a disponibilidade de Equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais da saúde e quantos estão infectados pelo coronavírus.

Voltamos a lembrar que o prejuízo não é só dos jornalistas e seu dever de informar. Acima de tudo, perde a sociedade, que deixa de ter meios de usar as informações para se autoproteger.