Mais de um ano após a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede municipal, as unidades de ensino continuam fechadas e sem previsão de quando serão abertas para o retorno das atividades escolares.

A decisão de manter as escolas fechadas é do próprio prefeito Zé Francisco, que preferiu autorizar o funcionamento de bares e a liberação de festas e eventos em Codó. A atitude tem sido duramente criticada pela maioria da população, pois está afetando milhares de crianças do município.

Manter as escolas fechadas atinge principalmente os alunos das famílias mais carentes do município, que são os que mais ficam vulneráveis a problemas sociais durante a suspensão das aulas presenciais – como fome, trabalho infantil e baixa aprendizagem.

Apesar de administrar o município de Codó por quase oito meses, o prefeito já deu sinais que não tem planos para o retorno seguro das aulas presenciais em 2021. Enquanto isso, os bares seguem funcionando normalmente e as festas acontecem todos os finais de semana. Tudo com o carimbo de autorização do governo municipal.

A falta de planejando e o prejuízo irreparável a educação das crianças já colocou Zé Francisco na história de Codó como o prefeito que autorizou festas e manteve escolas fechadas. Lamentável para um município de mais de 120 mil habitantes.