A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), participou, no dia 26 de maio, da campanha de conscientização na Reserva Canaã. O objetivo da ação foi orientar a comunidade local sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.

A reserva, localizada às margens da Avenida Santos Dumont, possui 2.500 metros quadrados de extensão e um rio com cinco nascentes, entre eles o rio Jaguarema, afluente do Rio Anil.

“A Reserva Canaã é um importante refúgio natural que precisa ser preservado e pensando nisso estamos montando um calendário de ações em conjunto com a comunidade para que a educação ambiental possa ser desenvolvida continuamente dentro do local”, explicou a superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Conceição Marques.

Para a representante da comunidade Edna Moreno, as ações de educação ambiental realizadas na reserva são essenciais para despertar na comunidade o cuidado que se deve ter com a natureza. “Nós temos uma reserva belíssima dentro do nosso bairro que infelizmente sofre com a poluição. Nesse sentido, durante a campanha convidamos todos os moradores da região para recolher seus lixos recicláveis e, assim, explicar para cada um como funciona a destinação correta do lixo”, destacou.

Durante toda a manhã, os moradores da região trouxeram resíduos como: papéis, caixas, garrafas plásticas, livros, entre outros. Todas as garrafas pets arrecadadas foram doadas para as Obras Sociais Lar de São José, onde serão utilizadas na fabricação de vassouras recicláveis.

Ascom