Sayd Rodrigues Zaidan, é natural de Codó e filho do ex-vereador Getúlio Zaidan (conhecido politicamente como Jacaré). Formado em Técnico em Agropecuária pela antiga Escola Agrotécnica Federal de São Luís –MA e graduado em Ciências Agrárias pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão – CEFET-MA. O jovem codoense também tem especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/PB.

O blog do Marco Silva conversou com Sayd Zaidan na última quarta-feira (26), durante a passagem do governador Flávio Dino pelo município de Codó, o jovem que candidatou-se nas eleições de 2014 ao cargo de Deputado Estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e obteve 3.265 votos, garantiu que pretende disputar novamente o cargo por entender que a política de Codó precisa de renovação.
“Uma das questões que está me levando a decidir ser candidato em Codó é em função que a gente olha para um lado e outro e ver que temos pouca alternativa de mudança. Nós temos aqui grupos políticos que vem se mantendo há muito tempo no poder e que vem alternando, botando os filhos, os parentes, mas mantendo o mesmo modelo de fazer política na cidade. A população tem sofrido com isso, os indicadores sociais em saúde e educação são os piores. Minha candidatura vem nesse sentido de ser uma alternativa, uma mudança mais radical na lógica de ocupação do poder político na cidade de Codó”, disse.
Com forte atuação nas políticas voltadas ao Desenvolvimento Rural Sustentável, onde trabalha diretamente com agricultores, quilombolas, mulheres quebradeiras de cocô e assentados da reforma agrária em organizações dos movimentos sociais do campo, Sayd Zaidan é mais um codoense com fortes possibilidades de ser eleito nas próximas eleições.