O clima pode influenciar diretamente nos passeios e na programação.

Para os mais precavidos e organizados, as viagens podem ser planejadas com meses e até mesmo anos de antecedência. Com mais tempo para pensar, é possível focar em detalhes que parecem simples, mas podem afetar os passeios e, consequentemente, todo o roteiro da viagem. 

Esse é o caso da época do ano. É comum que os turistas fujam dos feriados e meses mais badalados por conta dos altos valores. Entretanto, outro aspecto importante entra nessa conta: a estação. De nada adianta planejar passar dias curtindo o sol em um resort em Cancun e desembarcar nas semanas mais frias do ano. Abaixo, você confere algumas dicas para escolher a melhor estação do ano para cada destino de viagem!

Outono  

O outono é a estação do ano que vem logo após o verão e antes do inverno, marcando a transição do clima. Com a queda gradativa de temperatura, é possível aproveitar passeios ao ar livre sem se preocupar com o sol forte ou o vento gelado. 

É nesse período também que as folhas das árvores passam a ter um tom amarelado e caem uma a uma. A imagem de uma cidade coberta de folhas se tornou um cartão postal para muitos turistas, que buscam se conectar com a natureza durante as suas viagens. 

Sugestão de destino – Vancouver 

Vancouver é uma cidade com cara de outono! Localizado no Canadá, o destino é ideal para quem deseja passear na rua com tranquilidade e fazer passeios relaxantes, sem perder de vista os benefícios de uma grande cidade. A melhor época do ano para embarcar para Vancouver é de setembro a novembro! 

Inverno 

Conhecida como a estação mais fria do ano, o inverno é uma ótima época para os turistas que desejam ver neve, fazer passeios a dois ou apreciar uma boa culinária com fondues, caldos e vinhos. 

Por ter as temperaturas mais baixas, o ideal é evitar destinos que tenham como foco os passeios aquáticos ou a praia. Passeios ao ar livre também pedem mais cautela e roupas especiais, além de poderem ser desconfortáveis para aqueles mais sensíveis às baixas temperaturas. 

Sugestão de destino – Campos do Jordão

Quem disse que para curtir o frio ou ver neve é preciso ir para fora do Brasil? Campos do Jordão se tornou um destino nacional famoso, e em julho é possível ver neve se você tiver sorte. Já os vinhos, restaurantes e passeios românticos podem ser apreciados durante todo o ano. 

Primavera 

Se no outono as folhas costumam cair, durante a primavera é possível ver o florescer das árvores em diversos cantos do mundo. A estação também possui temperaturas amenas, um pouco mais quentes quando comparadas ao outono. 

O turismo nesse período é indicado para quem aprecia a natureza, gosta de fazer passeios mais tranquilos e busca por aqueles dias ensolarados, mas ainda confortáveis. 

Sugestão de destino – Sapporo

O Japão é conhecido internacionalmente pelas cerejeiras, que podem ser definidas como árvores frutíferas de diferentes espécies. A partir do mês de março, é possível observar as flores desabrochando e formando uma paisagem única, digna dos cartões postais em cidades como Sapporo.

Verão

O verão é a estação mais quente do ano e a preferida de muitos turistas brasileiros. Não é incomum que as pessoas aguardem o período chegar para ir até o litoral, para passar vários dias ou apenas um fim de semana rápido. 

Para além das praias, o verão também torna propício os passeios em resorts, cachoeiras, lagos naturais e clubes aquáticos. O ideal é buscar sempre por opções que tenham alternativas para se refrescar! 

Sugestão de destino – Bonito

A cidade de Bonito fica localizada no Mato Grosso do Sul e faz jus ao seu nome. Com grutas, rios e cachoeiras, os turistas podem aproveitar os pontos mais famosos da cidade e se refrescar ao mesmo tempo durante a estação mais quente do ano!