Moradores de uma residência localizada na rua prefeito José Lago, bairro Santo Antônio, relataram ao atendimento do SAAE/Codó, que a água do local estava com o sabor fora do comum e desconfiavam que havia algum problema no tratamento do líquido.

Com o intuito de garantir a segurança no uso e consumo da água dos moradores, o diretor do SAAE de Codó, Evimar Barbosa, enviou uma equipe ao local para que fosse feita a coleta e análise da qualidade da água. O técnico em química Leandro Buzar e o coletor Gildevan Oliveira, fizeram o teste para saber se existia cloro na água. Uma amostra do liquido foi coletada para que fossem feitas análises físico-químico e o teste bacteriológico do líquido. O procedimento que visa identificar a presença de bactérias e elementos nocivos aos seres humanos, deverá ser divulgado nos próximos dias.

ENTENDA O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA

A mestre em química analítica e responsável pela qualidade da água produzida e distribuída pelo SAAE, Ana Cristina Leonardo, explicou como funciona o processo de tratamento da água.

A Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde determina que toda água destinada para consumo humano deverá passar por processo de desinfecção ou cloração. A desinfecção constitui-se na etapa do tratamento da água, cuja função básica consiste na inativação dos micro-organismos que podem causar doenças.

Além da desinfecção da água, o uso de Cloro nos processos de tratamento serve como controle do sabor e odor, prevenção de crescimento de algas, remoção de ferro e manganês, remoção de cor e controle do desenvolvimento de biofilmes em tubulações. Tudo isso permite assegurar a qualidade da água, desde a saída do poço tubular até o momento do uso, o que resulta em grande benefício para população. A equipe técnica realiza os testes de Cloro Livre para averiguar se há a existência do produto em excesso, e confirma a eficiência do tratamento através dos testes de cor, turbidez e bacteriológicos. Quando não ocorre resíduo de cloro na ponta da rede, ou seja, na residência do usuário, indica a dissipação do produto durante o percurso e sua eficaz utilização na desinfecção.