Reunião discute estratégias da SEMA para o Plano Mais IDH

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) se reuniu com representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECTUR) e do Governo de Estado, no último dia 05 de maio, para discussão dos projetos desenvolvidos pela SEMA que integram o Plano Mais IDH.

Foram discutidos os seguintes projetos: ampliação do projeto Atitude Consciente, o planejamento da Cartilha de Capacitação para Agentes de Educação ambiental na Agricultura Familiar e as atividades do programa Rota Quilombola. Na ocasião, também foram apresentados os planejamentos e ações da Superintendência de Gestão de Resíduos e da Superintendência de Fiscalização para compor o Plano.
Durante a reunião, foram explanados as demandas encontradas pelas equipes executoras dos programas, as propostas que podem ser melhoradas e as novas estratégias que podem contribuir para o melhor desenvolvimento das ações.
Mais IDH
O programa mais IDH foi criado em 2015,  com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em pelo menos 30 municípios maranhenses. A meta do Mais IDH é inverter esse cenário de extrema pobreza por meio de iniciativas e políticas públicas em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Cidadania, Infraestrutura, Assistência Social e Saneamento Básico.
Os projetos apresentados pelas organizações para compor o plano devem contemplar, prioritariamente, plano de ações de atividades agropecuárias, atividades não agrícolas e novas ruralidades que fortaleçam as unidades de produção de alimentos na agricultura familiar, com práticas sustentáveis sob aspectos econômico, social e ambiental. Inclusão de jovens, mulheres e povos tradicionais e parceria com outros programas e fontes financeiras com área de abrangência em mais de um município participante do Plano ‘Mais IDH’.
Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!