Muitos se perguntam se cachorro pode comer ovo cozido, um snack relativamente prático, mas que talvez não possa servir para a dieta canina. Cuidar da alimentação do seu peludo é um cuidado que deve ser constante na vida do tutor, que além de atenção à dieta também deve oferecer substâncias como a gabapentina. 

A gabapentina para cães é um fármaco recomendado para quadros de dor crônica, convulsões e até ansiedade. Alimentação, nutrição e tratamento adequado para diversas patologias e complicações que podem acometer os peludos devem ser conhecidos pelos tutores, o que facilita bastante o diagnóstico precoce de diversas doenças. 

O que é a Gabapentina?

Gabapentina é uma espécie de fármaco muito utilizado para lidar com distúrbios e problemas do sistema nervoso. A substância é muito comum no mercado farmacêutico, inclusive muito utilizada para tratamento de enfermidades em humanos. 

Também há gabapentina para cães disponível em manipulados. Peludos também são acometidos por distúrbios do sistema nervoso, além de sofrerem com ansiedade, convulsão, dores crônicas e outras complicações. 

Para que serve a Gabapentina em cães?

O uso da gabapentina está associado aos casos de ansiedade canina, como anticonvulsivante e até mesmo analgésico. Mas, é necessária muita atenção quanto ao seu uso, já que a gabapentina deve ser administrada somente com recomendação de um médico veterinário e só é manipulada sob prescrição. 

Como age a Gabapentina?

Por princípio, a gabapentina atua no sistema nervoso de modo a regular e modular as mensagens das células. Desta maneira a substância consegue diminuir a atividade do sistema nervoso, reduz a excitação e é capaz de diminuir dores ou crises convulsivas. 

Quando a gabapentina para cães é indicada?

Existem diversas situações onde a gabapentina pode ser indicada para os peludos, como artrite, convulsões e quadros de dores crônicas. O médico veterinário analisa o quadro do cãozinho e oferece a dosagem correta e dentro do quadro de tratamento adequado. Entre as diversas situações onde pode ser indicada, estão: 

  • Convulsão;
  • Ansiedade;
  • Artrite;
  • Displasia coxofemoral;
  • Lesões na coluna;
  • Câncer.

Qualquer outro quadro de dor crônica pode ser uma oportunidade para que a gabapentina em cães seja indicada e administrada. Fica a critério do médico veterinário que irá receitar a substância nos momentos adequados. 

O remédio leva quanto tempo para fazer efeito?

Há muita variação para o tempo onde a gabapentina faz efeito, depende muitas vezes do porquê foi administrada. Em casos de convulsões as doses costumam ser maiores, e no geral seu efeito é sentido imediatamente após ser ingerida. 

Porém, nos casos onde a substância é aplicada para dor os seus efeitos podem ser mais lentos. Em certos casos o fármaco pode demorar até mesmo alguns dias para ter um efeito notável, até mesmo em duas semanas. 

Gabapentina tem efeitos colaterais?

Os tutores também devem estar atentos contra os efeitos colaterais da gabapentina que podem deixar o cãozinho apático, dificultar sua coordenação motora e aumentar seu apetite. Mas esses efeitos podem ir além e causar até mesmo muita letargia e até mesmo alergia. 

Caso o tutor note esses problemas, então convém buscar novamente o médico veterinário e relatar os efeitos no peludo. Também é interessante tomar conta de outros detalhes da alimentação do cão para não confundir os sintomas com outros alimentos. 

Aos que se perguntam se cachorro pode comer ovo cozido, fiquem despreocupados! Pois esse alimento é rico em proteína e pode deixar seu cãozinho mais forte para lidar com os efeitos adversos da gabapentina. 

Gabapentina tem contraindicação?

Cães que já apresentaram algum tipo de alergia à gabapentina não devem consumi-la, ou só receber doses bem menores da substância. Esta análise fica a critério do médico veterinário, e o tutor deve relatar todas suas observações e o estado do peludo aos especialistas. 

Se os pais, avós e a ascendência do cãozinho apresentarem problemas e reações adversas com a substância, também é interessante relatar ao médico veterinário e até mesmo cessar a administração da gabapentina. 

Onde encontrar gabapentina veterinária?

A gabapentina para cães deve ser sempre administrada sob prescrição médica veterinária e estritamente nas doses recomendadas. O ideal é manipular a substância com outros medicamentos para chegar sempre no melhor tratamento possível.

Na DrogaVET, você encontra a gabapentina, sempre nas doses ideais e manipulados de maneira personalizada. Nós manipulamos e modificamos o odor, sabor, formato e todos os detalhes a respeito do tratamento. 

Você como tutor deve cuidar de todos os detalhes a respeito da vida do seu peludo. Agora que já sabe que cachorro pode comer ovo cozido, oferece proteína de qualidade para seu cãozinho, e também lembre-se de contar com os manipulados da DrogaVET para oferecer o melhor em qualidade de vida aos seus amigos de quatro patas.