A primeira edição deste ano do Programa Universidade Para Todos (Prouni) vai oferecer 147 vagas em bolsas de estudo nas instituições particulares do município de Caxias-MA. Os estudantes codoenses que esperavam cursar algum curso superior na cidade através do Prouni, mais uma vez terão que buscar uma alternativa fora do município.

Do total de vagas ofertadas em Caxias, 118 são oferecidas em curso de forma presencial, enquanto 29 são na modalidade a distância. Essas vagas são distribuídas em 19 cursos de graduação, das 147 bolsas disponíveis, 145 são integrais (100% gratuitas) e apenas 02 parciais (50% de desconto).

A Facema – Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, é a instituião de ensino superior de Caxias com maior número de bolsas ofertadas pelo Prouni. Este ano, a Faculdade oferece 69 bolsas de estudo entre integrais ou parciais para alunos de baixa renda.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Prouni foram abertas à 0h de terça-feira (31) e serão encerradas às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas na página do Prouni. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Prouni

Criado em 2004, o programa oferece bolsa de estudo integral ou parcial em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. A seleção ocorre duas vezes por ano.