As Professoras. Iolanda da Silva Luz e Joana Batista de Souza apresentaram em Sobral-CE outra experiência pedagógica intitulada, “HISTÓRIA E MATEMÁTICA: uma interação possível no espaço de construção do pensamento crítico dos alunos do Ensino Fundamental em Codó-MA, apresentada no XVII Encontro de História da Educação do Ceará, realizado entre os dias 20 à 23 de setembro.

O presente trabalho apresentado foi realizado na Escola Senador Alexandre Costa em Codó –MA, a partir do projeto “Matemática Viva: Conectando saberes”, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2017. Sendo possível trazer a relação dos saberes matemáticos e a educação histórica, proporcionando o conhecimento, reflexão e a conscientização sobre os saberes e fazeres estabelecidos no cotidiano dos estudantes, juntamente com os pais e a comunidade do bairro Santo Antônio em Codó.

A articulação de forma interdisciplinar entre as áreas de História e Matemática, possibilita o desenvolvimento das potencialidades no espaço escolar envolvendo ambas as áreas na construção do pensamento crítico de estudantes de Codó – MA. Pensarmos a escola como uma instituição responsável por promover situações para o crescimento cultural, intelectual, emocional, e social dos estudantes e também para as famílias do bairro, podendo ainda oferecer oportunidades de reflexão e aprofundamento do conhecimento partindo do contexto sócio-cultural, histórico e ambiental.

A Matemática é uma ciência que nos traz muitos benefícios no decorrer de nossas vidas, a História é construída a partir das nossas experiências do passado e do presente e nesse intermédio a escola tem a função de trabalhar com os alunos o conhecimento socialmente produzido, a partir das suas experiências cotidianas.

Acredita-se na necessidade de oferecer aos estudantes da Escola Senador Alexandre Costa, condições de ações transformadoras, que permitam uma visão crítica a partir dos saberes da comunidade com o saber escolar para ampliarem o olhar diante da realidade em que vivem.

Ascom