“Entrar, hoje, nesta escola nos orgulha e alegra, em vê como ela está bonita. Antes eu entrava e me sentia triste e desmotivada, porque ela estava muito deteriorada. Agora, a gente tem uma Escola Digna, que faz a gente se sentir respeitado e valorizado. A gente só tem a agradecer ao governador Flávio Dino e ao Secretário Felipe Camarão por terem olhado por nós.” A fala carregada de orgulho e gratidão, é de Rayna Oliveira, aluna do 2º ano do Centro de Ensino René Bayma, uma das duas escolas da rede estadual de educação, em Codó, entregue pelo governo neste sábado (17).

A agenda em Códó, reuniu a comunidade escolar, os secretários Felipe Camarão (Educação), Marcio Jerry (Comunicação e Articulação Política) e Diego Galdino (Cultura), o prefeito de Codó, Francisco Nagib; o ex-prefeito, Zito Rolim; prefeitos de municípios vizinhos, além de outras lideranças políticas e comunitárias da região.

A escola, construída em 1974, estava sem reformas desde 1997. Por isso, a estrutura encontrava-se comprometida, ao ponto de por duas vezes ter sofrido princípio de incêndio por conta das instalações elétricas velhas. Dona Efigênia Castro Barbosa trabalha na escola desde o primeiro dia de funcionamento, é testemunha dessa história.

Fachada do C.E.René Bayma, escola reformada pelo governo em Codó. (Foto: Raphael Garreto)

“Estava muito feia, paredes acabadas, o telhado ruim com goteiras, tudo muito ruim. Mas, agora eu vou me aposentar e vou sair de coração alegre porque sei que estou vendo uma escola linda, limpa. Agradeço, primeiro a Deus e depois ao Flavio Dino e ao Felipe Camarão por ter nos dados essa reforma de qualidade. Muito obrigada!” disse, emocionada, dona Efigênia.

A obra, executada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), recebeu investimentos na ordem de R$ 757.161,80. Foram realizados serviços de recuperação do telhado, colocação de forro, reboco, pintura geral, melhoria dos banheiros incluindo troca de louças sanitárias, revisão elétrica e hidráulica, trocas de esquadrias, melhoria do piso, construção de calçada, dentre outros. A reforma da escola, que tem 10 salas de aula, beneficia diretamente 850 alunos nos três turnos, além de professores e servidores que terão mais conforto e dignidade na construção do processo de ensino e aprendizagem.

“É um dia para celebrar. Quando eu entrei nesta escola hoje o sentimento que tomou conta de mim foi de felicidade. Porque só quem viveu o dia a dia dessa escola sabe o quanto ela estava deteriorada e quanto isso mexia negativamente com os nossos alunos e professores. A gente agradece ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão que nos ouviram, e entenderam as nossas necessidades, e tornaram essa escola mais atrativa para a comunidade escolar”, disse Ribamar Melo Gestor Geral da escola.

Povoado Fazenda São Francisco

Um clima de festa e celebração tomou conta da comunidade do povoado Fazenda São Francisco, a 23 quilômetros da sede, onde o governo do estado entregou a segunda escola do dia.

Fachada da nova escola E.M. Elizabeto Barbosa de Carvalho. (Foto: Raphael Garreto)

A nova Escola Municipal Elizabeto Barbosa de Carvalho, que foi construída em parceria com a Cemar, por meio do Programa Escola Digna, recebeu investimentos na ordem de R$ 388.595,87. O prédio escolar tem duas salas de aula, secretária, biblioteca, banheiros, cozinha, deposito, tudo mobiliado com equipamentos modernos.

A nova estrutura põe fim a décadas de escolas improvisadas em casas abandonadas, capela e por último, em um barracão de festa coberto de palha, sem paredes, em condições precárias para o ensino e a aprendizagem. Situação de abandono que angustiava as crianças, os pais e avós, como dona Domingas da Conceição, avó dos irmãos Kauã (8 anos), Keliane (07) e Kauane (05).

“Eu me sentia mal, assim, porque era um barracão de festa, não tinha nem parede, ‘as cadeira era desmantelada’, era o que a gente tinha. Mas, hoje eles ‘tão feliz, e eu também tô’! Meus ‘filho nunca tinho’ estudado numa escola bonita como esta que eles ‘tão’ agora. É muito linda! Eu nunca pensei que aqui fosse ter uma escola bonita como essa. A menininha diz: vovó, agora nós ‘tamo feliz, sentado, despreocupado’. Governador Flávio Dino, muito obrigada por ter mandado construir essa escola bonita ‘pra’ educar nossa criançada”, disse dona Dominga.

“Na minha escola velha não tinha nada, não tinha quadro bom, não tinha cadeira da professora, não tinha mesa da professora. Na minha escola nova tem tudo: tem livro, tem ‘armáro’ ‘pra’ guardar ‘os livro’, tem cadeira, brinquedo e tem criança feliz”, falou Kauã, com sorriso nos lábios e brilho nos olhos que traduzem autoestima nas alturas.

Professora e alunos da Escola Elizabeto Barbosa de Carvalho. (Foto: Raphael Garreto)

“Na antiga escola tinha só a vontade dos alunos e a dedicação dos professores. Eu chorei algumas vezes de tristeza, porque situação era desumana. Hoje é um dia vitória, de glória, de agradecimento, a gente só tem motivos para comemorar. A escola tem tudo o que a gente precisa para ensinar e o que eles precisam para aprender. Tem dignidade, como propõe o nome do programa”, disse a professora Josélia Campos, que agora chora de alegria e de felicidade.

“Eu fico muito feliz de ajudar essas crianças. Quando eu doei o terreno ‘pra’ fazer a escola, eu só pensei na felicidade ‘desses menino’. É muito ruim não ter uma escola boa”, disse seu Cícero de Sousa, que doou o terreno para construção da escola.

“Temos certeza que o crescimento do Maranhão faz, também, com que a Cemar cresça. Nós já entregamos, com o governo, 03 escolas dignas: em Belágua, Fernando Falcão e agora, aqui em Codó. Nos orgulha muito trabalhar com o governo do estado para fazer a transformação na vida das pessoas, porque é isso que o programa Escola Digna faz: dá oportunidade de transformação educacional e social para milhares de crianças. Temos certeza que aqui está sendo construído um Maranhão melhor”, destacou Augusto Dantas, presidente da Cemar, que na oportunidade distribuiu 2 mil lâmpadas de led e kits escolares para todos alunos da escolinha.

“O governador Flávio Dino e o Secretário Flávio Dino têm sido grandes parceiros do município de Codó. Hoje a comunidade codoense recebe duas escolas lindas, outras escolas dignas já estão planejadas para serem construídas aqui. Então eu agradeço por essa parceria, o povo de Codó agradece”, disse o prefeito Francisco Nagib.

“O governador Flávio Dino em meio a tanta crise realiza muitas obras importantes, mas, não há nem um edifício mais estruturante, do que a obra educacional: universidade nova, educação em tempo integral, a rede Iema, a recuperação da rede física das escolas, o apoio aos municípios com o ensino fundamental e educação infantil. Enfim, um investimento muito consciente de que é com a educação que se promove desenvolvimento e assegura oportunidades para todos”, pontuou Márcio Jerry.

“Quando o governador criou o programa ‘Escola Digna’ que hoje estamos executando em todo estado, com formação de educadores; criando escolas de tempo integral, que antes não tinha; construindo prédios belíssimos, como este aqui; e reformando e transformando escolas em ambientes acolhedores, nós estamos querendo que os nossos irmãos maranhenses, possam, por meio da educação, ter uma vida melhor, construir suas histórias e andar com seus próprios pés”, destacou o secretário Felipe Camarão.

“De todas as obras do governo, a mais estruturante, a mais edificante é o Escola Digna que está transformando a educação e a vida das pessoas do Maranhão”, concluiu Felipe.

Ordem de Serviço

Na oportunidade, o Secretário de Cultura, Diego Galdino assinou ordem de serviço para reforma do Farol do Saber de Codó, e também que será revitalizado o Farol do Saber do município de Timbiras.

Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, assina ordem de serviço para o início da reforma do Farol do Saber de Codó. (Foto: Raphael Garreto)

Ascom