Prefeito Nagib faz visita ao Mutirão do Glaucoma no HGM

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, realizou no último sábado, dia 05 de maio, no Hospital Geral Municipal, o Mutirão do Glaucoma. A ação teve como objetivo realizar o diagnóstico precoce e promover o tratamento contínuo para evitar que a doença leve a cegueira.

Neste mutirão, a triagem de rotina foi realizada previamente na sexta, no dia 04 de Maio, das 7 da manhã até 13 horas, nas Unidades Básicas de Saúde Borborema, Vila Camilo, Sebastião Reis, Miguel Zaidan, Maria das Neves e UBS do São Francisco. Na triagem foram avaliados os critérios de inclusão para primeiro diagnóstico (Grupo de Risco) como: pacientes acima dos 40 ano;, PIO maior que 21 mmhg; escavação do nervo ótico aumentada; Etnia negra e amarela; História familiar da doença; Miopia e hipermetropia; Diabete tipo 2. Pacientes em tratamento também foram atendidos.

No HGM, os pacientes que receberem o diagnóstico positivo para doença preencheram ficha para retirar o colírio de tratamento, gratuitamente, em uma das unidades de referência da rede municipal. O prefeito Nagib, que esteve em visita ao Mutirão, falou sobre a importância da ação. “Mais uma vez estamos aqui para visitar nossos pacientes. Essa ação é de grande importância para a saúde do município, pois possibilita um amplo atendimento para quem precisa ter seu primeiro diagnóstico e também aos que já estão em tratamento. Temos uma grande demanda e vamos garantir este serviço ara nossa população”, disse o prefeito.

De acordo com dados da SEMUS e do Hospital Geral Municipal (HGM), 322 atendimentos na manhã no sábado, sendo 136 consultas sem o diagnóstico de glaucoma e 186 com glaucoma diagnosticado.

Ascom – PMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!