Uma operação da Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (11), mandados de busca e apreensão na residência de um suspeito de armazenar e disponibilizar imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil. A ação, denominada Operação Conteúdo Proibido V, visa desmantelar crimes cometidos em uma cidade do Maranhão, sendo deflagrada no Piauí, atual local de residência do suspeito.

De acordo com informações da PF, por meio de ferramentas tecnológicas avançadas, foi possível rastrear os envolvidos. Os equipamentos e mídias apreendidos serão submetidos a exames periciais para coletar provas digitais que possam subsidiar as investigações.

Caso seja confirmada a prática criminosa, os suspeitos poderão responder pelos crimes de armazenamento e disponibilização de material contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes. Tais delitos acarretam penas máximas que, somadas, podem alcançar até 10 anos de prisão.

As investigações, em curso, estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias, demonstrando o compromisso das autoridades em combater esse tipo de crime e proteger os direitos das crianças e adolescentes.