A Polícia Civil do Estado do Maranhão (PCMA) esteve presente, entre os dias 09 a 19.10.2020, no Segundo Curso de Operações com Cães, promovido pela Guarda Municipal da Cidade de Marabá/PA, na cidade de Marabá-PA. Representou a PCMA o investigador Harrison Vinicius Braga Ferreira, atualmente é lotado no Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF).

O estado do Maranhão também participou do Curso como parte da organização, no caso, um dos instrutores foi o investigador de polícia Diego Santos, lotado na SENARC e um dos coordenadores do trabalho realizado na Superintendência com os cães policiais.

Entre as instruções recebidas no curso estão os treinamentos em áreas como busca e resgate, guarda e proteção, detecção de substâncias proibidas, funções sociais, controle de distúrbios. Todas elas ligadas ao campo de atuação dos cães na área da Segurança Pública.

Conforme o investigador participante, as aulas mais marcantes foram as que trataram de choque e choque ligeiro para o controle de distúrbios e manutenção da ordem, além do treinamento na área de detecção de substâncias.

Os alunos foram treinados para desenvolver a consciência da interação homem-cão, para perceber a simbiose que existe entre eles, cada passo que o condutor precisa dar para lapidar, interagir e controlar o seu cão.

No curso foram mostradas as dificuldades que os agentes de segurança irão enfrentar na profissão de “cachorreiro”. No entanto, ficou claro também que em cada dificuldade eles terão um ser sempre ao seu lado: os cães.

ASCOM PCMA