O município de Peritoró conquistou o inédito primeiro lugar, entre as cidades que compõe a sua Regional de Saúde, no ranking do programa Previne Brasil, que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) oferecidos pelos municípios. No resultado do quadrimestre, o município de Peritoró aparece como o primeiro colocado da Regional de Saúde de Codó e 22º em todo o estado do Maranhão.

Para o secretário Municipal de Saúde, Valderson Rodrigues, o inédito resultado é fruto da vontade política do prefeito de Peritoró, dos investimentos da gestão municipal na saúde do município e do empenho da equipe da Secretaria de Saúde, que trabalha com diligência para oferecer o melhor atendimento aos munícipes.

“Quero ressaltar a determinação e dedicação do prefeito Dr. Júnior em colocar a saúde de Peritoró realmente em primeiro lugar e o trabalho das nossas equipes para atingir os indicadores. Nossa equipe é completa, atingindo 100% de cobertura, e isso ajuda bastante. Nossa equipe de saúde bucal tem 92% de cobertura. Realizamos reuniões produtivas com todos nossos colaboradores e o resultado chegou. Isso mostra o nosso compromisso e cuidado com a população peritoroense”, destacou o secretário.

O Programa Previne Brasil

Iniciado em 2020, o programa é um modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Os municípios precisam atingir metas para que possam receber recursos financeiros federais, entre eles: incentivo com base em critério populacional; capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas.

O principal objetivo é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária em Saúde e desta forma alcançar o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzam à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS.

Asscom – PMP