De origem grega, a palavra humildade vem de humilis, que significa “aquele que fica no chão” e isso já nos dá uma ideia do seu real sentido.

Ser humilde é ter noção de suas próprias limitações, é assumir os erros que comete e não se incomodar com o sucesso de outras pessoas.

Ao contrário do que muitos acreditam, um indivíduo humilde não é frágil e muito menos fraco, mas sim alguém que tem plena consciência de suas qualidades e pontos de melhoria e que, por isso, não precisa se autoafirmar.

A humildade é uma virtude extraordinária porque abre espaço para a empatia, a generosidade, a compaixão e diversos outros sentimentos que irão te transformar em um ser humano cada vez melhor para si, para aqueles com quem convive e também para o mundo. Fazer dela parte da sua personalidade irá permitir que veja a vida sob um novo aspecto e aprenda a valorizar coisas que apenas olhos verdadeiramente humildes são capazes de enxergar.

A humildade é uma virtude poderosa e essencial para lidar de forma positiva com os seus pensamentos e emoções. Reconhecer sua importância irá permitir que tenha uma relação mais positiva consigo mesmo, o que certamente irá se refletir nos relacionamentos com terceiros. Buscar ser humilde todos os dias irá te proporcionar uma vida mais tranquila e feliz, pois te afastará da insegurança e da arrogância e te aproximará da autoconfiança e das pessoas que são importantes para ti.

Lembre-se que “Ser humilde não é ser menos que alguém. É saber que não somos mais que alguém”.

@katia.mastercoach