A Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA), promoveu uma palestra, no último dia sete de abril, ministrada pelo professor Dr. Paulo Fernando, em comemoração ao Dia do Jornalista. O professor convidado, membro do Curso de Pos-Graduacao em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), falou sobre a temática “Espaço Acadêmico, Mundo Universitário e a Profissão de Jornalista”, direcionada aos alunos do curso de jornalismo.
“Entrou no curso de jornalismo já é um jornalista em formação”. Essas foram palavras do professor Dr. Paulo Fernando ao destacar a importância da formação superior para a atuação no mercado de trabalho.
Os alunos de jornalismo da FACEMA, aproveitando a oportunidade de estarem ao lado de um professor renomado do curso de Comunicação da UFPI, participaram de um bate-papo, interagiram, questionaram e ouviram histórias sobre a profissão.
Jornalistas Luana Sena, Maria do Socorro, Dr. Paulo Fernando, Cíntia Lucas, Marco Silva, Antônio Fontes e Thamyres Sousa
O estudante de jornalismo, Marco Silva, ressaltou que a palestra foi proveitosa, tendo em vista o elevado nível de conhecimento do palestrante. “Estou muito feliz por participar da palestra ministrada por um professor tão conceituado. Foram muitos conhecimentos adquiridos na palestra e tive a certeza de que escolhi a profissão certa”, afirmou o estudante.
Os mestrandos Luana Sena, Cíntia Lucas e Antônio Fontes, orientandos do professor Paulo Fernando participaram da discussão e falaram sobre suas experiências.
Sobre o professor Dr. Paulo Fernando de Carvalho Lopes
Descrição pessoal:
Professor da linha de pesquisa Processos e Práticas em Jornalismo do Mestrado em Comunicação da UFPI. Membro efetivo do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Jornalismo (NUJOC). Coordenador do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Discursos (JORDIS). Coordenador do Mestrado em Comunicação da UFPI (2011-2013).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.):
Professor Associado I da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (1994). Especialização em História Cultural pela Universidade Federal do Piauí (2008). Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1989).