Marcelo Coelho discute estratégias de preservação dos recursos hídricos na região tocantina

Nesta terça-feira (14/08), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, esteve em Imperatriz, onde se reuniu com secretários municipais da pasta de meio ambiente de Estreito, Imperatriz e demais municípios da região tocantina, além de representantes do Ministério Público Estadual e Federal e Defesa Civil.
O objetivo foi discutir mecanismos de fiscalização da utilização dos recursos hídricos, planejar ações estratégicas para preservação destes recursos na região em questão.
“Recebemos denúncias sobre o problema da escassez de água na região. Nesse ano o Rio Tocantins teve a pior baixa em relação aos anos anteriores. Então, a ideia foi traçar estratégias para combater esse crime ambiental. A responsabilidade do uso é de todo mundo, mas a responsabilidade ambiental também é”, disse o secretário.
O secretário de Meio Ambiente de Estreito, Bruno Ramoelc, destacou que “o governo do Estado sempre nos dá suporte no que precisamos e digo que estamos aqui para somar e o primeiro passo passa pela conscientização”.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Campestre do Maranhão, “a ideia é oportunizar que o empreendedor se regularize e se adeque a lei”.
A Defesa Civil de Imperatriz, disse que monitora constantemente o Rio Tocantins e afirmou que nos meses de julho e agosto desse ano o nível de vazão do rio está 2,65 metros abaixo de zero. “Muito preocupante comparado ao mesmo período do ano passado. Precisamos de uma ação urgente”, realçou a representante da Defesa Civil, Elayne Silva.
A SEMA, em conjunto com os municípios, está definindo estratégias emergenciais para solucionar a problemática, que serão executadas já nas próximas semanas.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!