A cidade de Codó sediou, na última semana, a realização do primeiro ciclo de formação do programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ). Participaram jovens quilombolas das cidades de Codó e Peritoró que foram selecionados através das vagas remanescentes do programa.

Neste primeiro ciclo, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas ministradas por técnicos da SEIR e órgãos parceiros do Governo do Maranhão, nas áreas de fortalecimento étnico, mobilização e participação social, educação ambiental e agroecologia. O encerramento das atividades na última sexta-feira (18) contou com a presença do secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Para o ADRQ José Wanderson, da comunidade rural quilombola de Matões da Rita, em Peritoró, o programa auxilia e orienta sobre a doação das práticas corretas para a preservação ambiental e demais técnicas sustentáveis.

“Nossos pais e avós aprenderam as técnicas com seus antepassados, mas sabemos que as coisas evoluíram, e por isso o ADRQ é tão importante, pois assim vamos repassar o que aprendemos a eles e ajudar a cuidar melhor da nossa comunidade. Só tenho a agradecer o Governo do Maranhão por essa oportunidade”, destacou.

O secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, reafirmou a importância do programa ADRQ no conjunto de ações desenvolvidas às comunidades quilombolas desde 2015 pela SEIR: “Esse programa é o coroamento de um todo um trabalho voltado e embasado em parcerias com demais órgãos de Estado e o total apoio do governador Flávio Dino que sempre nos apoiou e nos deu condições de estarmos realizando tantas ações em prol dos irmãos e irmãs quilombolas. Entre 2021 e 2022, foram investidos mais de R$ 20 milhões de reais no Programa Maranhão Quilombola e cada vez mais estamos colhendo os frutos desse investimento, com muito esforço, dedicação e sensibilidade”.

Estiveram presentes no encerramento deste primeiro ciclo, o coordenador do Programa ADRQ, Sayd Zaidan; coordenador do Programa Maranhão Quilombola, Mauro Marques; representantes da ASSEGOV, SAF E AGERP, órgãos parceiros na execução do ADRQ.

Sobre o Programa

O Programa ADRQ integra as ações de ampliação do Maranhão Quilombola, é coordenado pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), em parceria com a secretária-chefe da Assessoria Especial do Governador (Assegov), Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

Participam do ADRQ, jovens entre 18 e 25 anos, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, selecionados através de processo seletivo e que residem em comunidades quilombolas de dez municípios maranhenses. Durante todo o período em que durar o Programa, o Governo do Maranhão disponibilizará um auxílio mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por 12 meses, para viabilizar o desempenho das funções.