Por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), o Governo do Estado lançou mais um edital para o programa Cartão Transporte Universitário, com a presença do vice-governador Carlos Brandão, nesta sexta-feira (18). A iniciativa foi instituída pela Lei nº 10.691 e pela MP nº 253/217. Desde então já foram realizadas cinco edições, e vem garantindo a permanência de estudantes nas aulas com a ajuda de custo que o programa proporciona. A cada semestre são concedidos, por meio de edital, o valor de R$ 800,00, correspondendo a um total de 2 mil benefícios ao ano. 

Na edição 2022.1, a meta é atender 1.850 estudantes das redes de ensino público e privado de todo o Maranhão, além de alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Plenos, com investimento de R$ 1.480.000,00 (um mi quatrocentos e oitenta mil reais).  

A secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira, explicou mais sobre o programa. “O foco principal é garantir a transferência de renda ao estudante, que vai poder pagar a passagem dele, de ônibus ou van, para chegar à universidade”, disse.

O cartão é direcionado a jovens maranhenses que fazem, diariamente, um percurso de 100 quilômetros somados ida e volta. O beneficiário de São Mateus do Maranhão, Maurício Nina, estudante de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (campus Bacabal), contou que pensou em trancar o curso em razão da falta de dinheiro para o transporte. 

“Quando lançaram o programa, eu fiquei super feliz, procurei informações, fui à Secretaria e, graças a Deus, fui um dos contemplados, o que foi fundamental para mim, pois acarretou na minha permanência na universidade”, ressaltou. 

O vice-governador comentou sobre a importância da iniciativa para evitar a evasão universitária. “Nós detectamos que existia essa lacuna, essa dificuldade de deslocamento dos estudantes para as universidades e IEMAs. Portanto, foi instituído o Cartão Transporte Universitário, que permite o deslocamento em até 100 quilômetros para 1.800 beneficiários. A demanda é muito grande, são mais de cinco mil inscritos, então pretendemos ampliar o programa para atender mais pessoas”, pontuou. 

Também estiveram presentes o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; o deputado estadual Adelmo Soares, o diretor-geral do Detran, Francisco Nagib; o reitor do IEMA, Alex Oliveira de Souza; o pró-reitor de Extensão da UEMA, Paulo Catunda; e a presidente do Conselho Estadual da Juventude, Josy Gomes. 

As inscrições iniciam no dia 21 de março pelo site transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br. Também serão lançados editais para alunos das unidades plenas do IEMA.