Como prioridade em atender às demandas emergenciais nas áreas atingidas pelas fortes chuvas nesse início de ano, constantemente o Governo do Maranhão, através dos serviços da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), tem monitorado os trechos com pontos de atenção e executando ações de recuperação e manutenção para melhorar a trafegabilidade nas rodovias estaduais e continuar garantindo aos municípios acessibilidade a serviços básicos, necessários no dia a dia da população.

Ao todo são 12 regiões simultaneamente recebendo ações de melhoramento asfáltico para agilizar a normalização do trânsito e sanar ou minimizar os transtornos para quem passa por essas vias. Nas estradas que compõem a regional de Pinheiro, as equipes de engenharia da Sinfra estão com fiscais de plantão fazendo a coordenação dos serviços que já estão sendo executados no local. São quatro trechos na regional que recebem trabalhos de recuperação.

Na MA-014, que vai de Vitória do Mearim chegando até Pinheiro, e também na MA-106, que liga a cidade de Pinheiro ao Porto do Cujupe, os trabalhos seguem com os serviços de tapa-buracos em caráter emergencial para melhorar a trafegabilidade e conter o avanço das erosões nas vias.

Já na MA-212 de Palmeirândia a Peri Mirim, as ações estão sendo destinadas à recuperação de uma ponte de madeira para garantir o acesso na localidade. E na MA-310, entre Bacurituba e São Bento, outra ponte danificada está sendo recuperada e as equipes ainda estão fazendo o levantamento das demais pontes em estado crítico e que precisam de atenção.

Clayton Noleto, secretário de Estado da Sinfra, ressalta que todas essas ações de recuperação estão sendo intensificadas e recebendo monitoramento contínuo. “Sabemos que por conta das intensas chuvas e, consequentemente, temos a elevação do fluxo de água nos rios e córregos, precisamos estar atentos para, com prontidão, verificar as demandas das cidades e traçar as estratégias, trazendo soluções práticas que possam dar auxílio à nossa população. Temos constantemente trabalhado para garantir que as estradas estejam com condições favoráveis e seguras para tráfego em todas as regiões do estado”, afirmou.

Ações conjuntas e simultâneas

Além da regional de Pinheiro, outras 11 recebem atenção do Governo do Estado, com trabalhos contínuos de recuperação. Nas regionais de Bacabal, Caxias, Codó, Colinas, Itapecuru Mirim, Lençóis, Santa Inês, Santa Quitéria, Grajaú, Imperatriz e Balsas, os serviços envolvem ações de tapa-buraco, recapeamento asfáltico, contenção de erosão, recuperação de pontes e manutenção de bueiros.