A tarde desta quarta (13/02) foi marcada por mais um avanço do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). Em visita ao município de Morros, o Secretário Marcelo Coelho, juntamente com o prefeito do município, Sidrack Feitosa, e sua equipe, técnicos da SEMA e o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Jonas, conheceram o local onde será implantado o mais novo parque ambiental do Estado. 

Próximo ao Rio Munim, repleto da flora e fauna características da região, a certeza de ter um espaço de proteção ambiental aumenta a expectativa de crescimento turístico, fora a criação de emprego e renda para as famílias da comunidade.

“É importante que se faça da natureza um local sagrado, que se preserve o que já estava ali antes mesmo do homem pisar naquelas terras. Respeitar a natureza é respeitar a nós mesmos. E os parques ambientais estão sendo feitos com esse propósito, criar um santuário onde a fauna, a flora e os seres humanos possam coexistir”, explicou Marcelo Coelho.De acordo com o prefeito Sidrack, “a implantação do Parque irá desenvolver mais ainda o turismo na região, vai gerar qualidade de vida para a população, qualidade de vida para o turista e, principalmente, gerar emprego e renda, que é o nosso principal foco”.

Com o projeto já concluído, o Parque terá diversas áreas de lazer com playground, academia ao ar livre, quadras e pista de caminhada. “O Parque das Águas, como será chamado, será mais uma forma de proteger a natureza e ao mesmo tempo incentivar o lazer. É mais qualidade de vida para os morroenses”, destacou Coelho.

Na ocasião, ainda foi assinado o Termo de Habilitação município, tornando-o apto a vistoriar, fiscalizar e conceder licenças ambientais. 

Outros Parques

No total, o Governo do Maranhão, por meio da SEMA, já entregou quatro parques ambientais: Codó, Balsas, Bacabeira e o Complexo Ambiental da APA do Itapiracó (São Luís). Dois outros estão em andamento: Parque de Timon e o Complexo Ambiental do Parque Estadual do Sítio do Rangedor (São Luís).