Alvo de muitos anos de reclamações, o Lixão de Codó está com os dias contados. O prefeito Zé Francisco anunciou neste final de semana que seu governo vai acabar com o lixão de Codó e transformá-lo em um aterro sanitário fora do perímetro urbano.

Segundo o prefeito, o lixão vai deixar de existir no bairro Codó Novo. A ideia é criar um aterro sanitário nas margens da MA-026, próximo do povoado Km-12.

Por ser desprovido de qualquer estrutura que impeça contaminações, o lixo a céu aberto é nocivo à saúde dos catadores de recicláveis e de toda população que mora no entorno. Ele não proporciona sustentabilidade e gera situações degradantes, como a presença de urubus, ratos e outros animais, incêndios e líquidos contaminando o solo e a água.

No aterro sanitário é totalmente diferente. Não se vê a presença de animais como urubus e ratos, muito raramente, porque os resíduos são armazenados corretamente em células escavadas no solo. Essas células são revestidas de microfibras que não deixam passar o material que contamina o solo e os lençóis freáticos.

Zé Francisco garantiu que o orçamento já está pronto e acredita que o aterro sanitário será entregue para a população no primeiro semestre de 2024.